quarta-feira, 22 de junho de 2011

CONCURSO “ENTRE PALAVRAS”


Realizou-se, no dia 8 de Junho, em Santa Maria da Feira, a final da 7.ª edição do Fórum Entre Palavras, organizado pelo Jornal de Notícias.
O distrito de Viana do Castelo foi dignamente representado pelos alunos da nossa Escola e pelos alunos da Escola Carteado Mena de Darque. A Mariana Seco do 9º D, o Plácido Gomes, a Isa Tavares e a Sofia Silva, todos do 8º D, foram os nossos valentes, apresentando e debatendo a tese “ Preparar os jovens para a criação do próprio emprego é a solução”. Foram imbatíveis, esgrimindo os seus argumentos. Falaram da educação dos jovens desde tenra idade no seio da família, do envolvimento da escola e da comunidade, da necessidade de, cada vez mais, os jovens despertarem para a necessidade de terem um espírito empreendedor, da “geração camaleão” que luta pelos seus objectivos, que não se acomoda, que se adapta conforme as necessidades. Deram luta e passaram à finalíssima no topo da tabela.
A claque que nos acompanhou fez a festa. Os lenços vermelhos marcaram presença e Viana ficou no coração. Cantaram, a voz doeu e, em muitos casos, até desapareceu…
Trouxemos entusiasmo…
E um boa prestação.
Levamos uma certeza…
Ficámos no coração.

Na segunda parte do debate, a nossa equipa defendeu o seu ponto de vista na tese “Comprar produtos portugueses é o meu/nosso contributo para ultrapassar a crise”. Deram luta, mostraram a importância de apostar em produtos nacionais. Apontaram estratégias e definiram procedimentos. Lançaram um desafio a este novo governo prestes a iniciar as suas funções: “desenhar uma estratégia nacional para o país que queremos ser daqui a 20 anos”.
Conquistaram um justo segundo lugar, não facilitando a vida à equipa adversária.

Prof.ª Madalena Peres

Sem comentários:

Enviar um comentário