quarta-feira, 1 de junho de 2011

Colóquio "Leitura e Família"

Ler é ajudar a crescer

As vantagens da leitura e o papel da escola / família no acompanhamento das crianças e dos jovens na aquisição de hábitos de leitura foram temas dominantes do colóquio “Leitura e Família” que se realizou no âmbito do programa da Feira do Livro do Município.
Organizado pelo Departamento de Línguas e pela Biblioteca Escolar/Centro de Recursos Educativos em parceria com a Câmara Municipal de Ponte da Barca, o colóquio contou com a participação da Dr.ª Raquel Ramos, coordenadora interconcelhia da Rede de Bibliotecas Escolares.
Citando Daniel Pennac, a palestrante dirigiu-se à numerosa plateia constituída maioritariamente por pais e alunos, insistindo que é preciso ler, para, entre outros aspectos, nos distrairmos, estarmos informados, para nos cultivarmos, para comunicar e para exercermos o nosso espírito crítico.
A leitura é uma ferramenta crucial para o sucesso, para o exercício do poder, no sentido de ser capaz de decidir, de agir, constituindo ainda um poderosa alavanca no combate aos desequilíbrios, a ponto de a UNESCO considerar que a literacia é um factor decisivo para lutar contra a exclusão social.
Ainda no capítulo das vantagens da leitura, Raquel Ramos fez questão de se dirigir aos pais, para lhes realçar que ler é crucial para o desenvolvimento saudável da criança, permitindo-lhes “viajar” pelo mundo através das páginas de um livro.
Por outro lado – afirmou –, a leitura ajuda a desenvolver atitudes que nos acompanham para toda a vida, tais como a confiança, o respeito mútuo, a compreensão, para além de contribuir para desenvolver a linguagem, o vocabulário, a criatividade, a fluência, a imaginação.


Em suma, ler é ajudar a crescer, pelo que os adultos devem dar o exemplo aos mais novos, isto é, devem ler diante deles e mostrar-lhes o prazer da leitura, atraindo-os para o mundo fascinante do livro.

Luís Arezes, professor bibliotecário

Sem comentários:

Enviar um comentário