sexta-feira, 13 de maio de 2011

SEMANA DA EUROPA

José Manuel Fernandes no Agrupamento de Escolas de Ponte da Barca
Programa europeu assegura
mais oportunidades de emprego aos jovens

No próximo mês de Junho, a União Europeia vai lançar o “Primeiro Emprego EURES”, um programa que pretende assegurar aos jovens mais oportunidades de emprego e incentivar a sua colocação profissional em qualquer Estado membro.
O anúncio foi hoje feito pelo eurodeputado José Manuel Fernandes – ele próprio um dos principais responsáveis pela elaboração e aprovação desta medida –, no decorrer de um colóquio que manteve com alunos e professores da Escola Básica e Secundária Diogo Bernardes, em Ponte da Barca.
Integrado no programa da “Semana da Europa” que decorreu na Escola-sede do Agrupamento de Escolas local, o colóquio contou ainda com a presença do Director do Agrupamento e do Presidente da Câmara Municipal.
Falando sobre a “Europa nos alvores do séc. XXI: Desafios e Oportunidades”, o convidado abordou as implicações da globalização, nomeadamente, a competição que temos de desenvolver à escala mundial, sublinhando, a propósito, a necessidade de existir uma coordenação e uma regulação internacionais cada vez mais profundas e consistentes, para que não se avolumem desequilíbrios, nem situações perversas.
A pressão demográfica, o envelhecimento da população em várias regiões do planeta, a escassez de recursos, as alterações climáticas, a problemática das migrações e da livre circulação de pessoas e o abastecimento e segurança energéticas foram outros desafios que o eurodeputado elencou e para os quais a Europa possui uma perspectiva de abordagem.
Para tratar estes desafios, a União Europeia tem a chamada “Estratégia 2020” que apresenta cinco objectivos prioritários, tendo em vista um crescimento inteligente, sustentável e inclusivo, referiu José Manuel Fernandes. 
Ao nível do emprego, pretende-se que, em 2020, 75% dos cidadãos com idades compreendidas entre os 20 e os 64 anos estejam empregados e, no capítulo da educação, a aposta vai para a redução do abandono escolar para taxas inferiores aos 10% e para o aumento da frequência do ensino superior, de tal modo que 40% das pessoas até aos 34 anos passam a ter um diploma.
A eficiência energética constitui outro objectivo, com a redução em 20% das emissões com efeito de estufa e 20% de aumento das energias renováveis, o mesmo acontecendo com o objectivo da inovação, pretendendo-se que, até 2020, todos os países da UE canalizem para a investigação 3% do seu Produto Interno Bruto (PIB).
O quinto objectivo tem a ver com o combate à pobreza e às assimetrias sociais, apontando-se como meta a redução de 20 milhões de pobres na União Europeia.

Solidariedade e cidadania europeia
Para que estes desígnios se concretizem, José Manuel Fernandes insistiu na importância da solidariedade continuar a ser o cimento que fortaleça a construção europeia, alertando, a propósito, para os perigos que já se vão fazendo sentir, no que diz respeito ao avivar de alguns egoísmos nacionalistas.
Se, porventura, o projecto europeu entrasse em crise e fosse posto em causa, situação que nem quero admitir, teríamos de volta – segundo referiu – um cenário mais do que provável de domínio dos nacionalismos que nos conduziria, tal como na primeira metade do séc. XX, a um cenário de guerra em que ninguém sairia a ganhar.
 Na sua perspectiva, para se evitar tal possibilidade, o caminho a seguir terá de passar pela aposta no federalismo, promovendo-se uma maior integração europeia, uma maior harmonização e uma política de coesão cada vez mais consistente.
Interpelado por um participante no colóquio acerca da continuidade ou não dos apoios a partir de 2013, o eurodeputado garantiu que, a seguir ao QREN, haverá um novo Quadro que abrangerá o período 2014-2020.
Privilegiará – segundo disse – a política de coesão e a agricultura, havendo a garantia de que o seu montante não será inferior ao do actual Quadro de Referência Estratégica Nacional. De qualquer forma, estou apreensivo em relação à postura de alguns Estados, nomeadamente o Reino Unido e a Holanda.
A “Semana da Europa” foi uma iniciativa do Departamento de Ciências Sociais e Humanas e da Biblioteca Escolar/Centro de Recursos Educativos, com o objectivo de contribuir para a afirmação da cidadania europeia e ainda consciencializar os jovens para os desafios e oportunidades que se colocam no actual contexto de globalização.
Ao longo da semana de 9 a 13 de Maio, colóquios, teatralizações, a exposição “Nós pela Europa”, um europaper, música, desfile de moda, gastronomia e uma sessão de lançamento de balões foram actividades que animaram a comunidade educativa do Agrupamento de Escolas de Ponte da Barca.


LIVRO DE HONRA
Na sua passagem pelo Agrupamento de Escolas de Ponte da Barca, o eurodeputado José Manuel Fernandes deixou uma mensagem no "Livro de Honra". Diz assim:
“Foi com grande prazer, enorme alegria, que aqui participei na conferência ‘A Europa nos alvores do séc. XXI: Desafios e Oportunidades’.
Foi gratificante ver o interesse dos alunos e a qualidade dos professores.
Parabéns à Direcção do Agrupamento pelo trabalho desenvolvido.
Foi a primeira vez que ouvi o ‘Hino da Alegria’ no som da concertina.
O Agrupamento de Escolas de Ponte da Barca projecta o Futuro sem esquecer as nossas Raízes, a nossa Identidade.
Com a qualidade destes Professores, os objectivos EU 2020 serão atingidos.
Parabéns!
Ponte da Barca, 13 de Maio de 2011.
José Manuel Fernandes”

Nélson Fernandes, José Alberto, Ângela Cristiana e José Pedro, quatro alunos da Escola Básica e Secundária Diogo Bernardes, interpretando em concertina o último andamento da 9.ª sinfonia de Beethoven, a famosa "Ode à Alegria" que é o hino da União Europeia.

Sem comentários:

Enviar um comentário