Este é um espaço onde podes colocar as tuas questões e/ou solicitar esclarecimentos. Até porque perguntar não ofende!
Presença física e em linha
da Biblioteca Escolar (BE)
(Frequently Asked Questions)
A Biblioteca Escolar
é uma estrutura que garante apoio ao utilizador na pesquisa, acesso, seleção/ avaliação
da informação útil/ necessária à construção do conhecimento, mediante um serviço de referência que desejamos de qualidade.
Este apoio é
prestado presencialmente, através do contacto direto com os membros da equipa da BE, e à distância. O apoio à distância materializa-se
por meio da comunicação com o utilizador (recorrendo a diversos canais de
comunicação, de forma síncrona ou assíncrona) ou mediante a disponibilização de
serviços/informação organizados no blogue BiblioBarca
(www.bibliobarca.blogspot.com), que serve de rosto digital da BE.
Estas FAQ constituem
um conteúdo que pretende informar o utilizador (aluno, professor, encarregado
de educação) sobre potenciais dúvidas e também sobre os serviços que a BE
presta, sem que tenha de solicitar apoio direto.
Qual o horário de funcionamento das BE?
Para além de estar em
linha, a Biblioteca Escolar funciona em regime presencial.
As salas da BE da
Escola Básica Diogo Bernardes e da Escola Secundária de Ponte da Barca
funcionam ininterruptamente, das 8.30 horas às 17.30 horas, de segunda a
sexta-feira.
As salas da BE das EB de Crasto e de Entre Ambos-os-Rios funcionam sempre que há alguma atividade programada e no período em que a equipa da BE presta apoio.
Como funciona o serviço de
atendimento à distância?
Modo Síncrono: Exclusivamente nos dias úteis do período
letivo, das 14.30 às 16 horas, para docentes e alunos, através da ligação Meet na plataforma Classroom (acesso como convidado para docentes e
alunos do Agrupamento de Escolas de Ponte da Barca com e-mail institucional).
Modo Assíncrono: Todos os dias (24/24), através do blogue da
BE, da plataforma Classroom (para
docentes e alunos do Agrupamento com e-mail institucional); via e-mail – bibliotecaescolar@avepb.pt (para alunos, pessoal docente e não docente,
pais e encarregados de educação); através das respostas às perguntas
frequentes.
Qual o tempo de resposta às
dúvidas/solicitações?
O tempo médio de
resposta é de menos de 24h.
Que tipo de apoio é
disponibilizado pela Biblioteca Escolar?
Em articulação com as diferentes estruturas de coordenação educativa, a BE desenvolve projetos de promoção das literacias e de enriquecimento cultural e apoia o
funcionamento das atividades curriculares e formativas:
· favorecendo o
desenvolvimento das literacias da leitura, da informação, digital e dos media;
· disponibilizando
recursos e ferramentas de apoio às atividades letivas;
· facultando
formação e apoio na utilização de recursos e de ferramentas digitais;
· orientando a
pesquisa de informação e a seleção de recursos;
· auxiliando a
realização de atividades livres, em articulação com os docentes e as famílias.
Como faço as referências
bibliográficas no meu trabalho?
A Biblioteca
disponibiliza um conjunto de orientações/ tutoriais para aprender a estudar e
para trabalhar corretamente.
Na secção Materiais
de Apoio existente no blogue da BE
(www.bibliobarca.blogspot.com) estão disponíveis vários materiais, tais como "Verbos Operatórios ou de Comando", "Métodos de Estudo", "Como Saber Estudar", "Como Saber Ler", "Como consultar um dicionário e uma
gramática", "Como fazer um trabalho", "Como organizar a bibliografia de um
trabalho", "Como fazer citações".
Há ainda materiais sobre Os Lusíadas, de Luís de Camões, A
Mensagem, de Fernando Pessoa, e sobre "Fernando Pessoa Ortónimo" e os três
heterónimos estudados no Ensino Secundário: Alberto Caeiro, Ricardo Reis e Álvaro de
Campos.
Em situações de contingência, nomeadamente durante a pandemia, como funciona a biblioteca, espaço físico?
O serviço de
biblioteca está em funcionamento, de acordo com o Plano
de Contingência definido para esta estrutura (apenas empréstimo
domiciliário).
Considerando as
recomendações da DGS e as boas práticas do Agrupamento, aquando da
implementação do Plano de Contingência, a Biblioteca Escolar
disponibiliza os seus serviços à comunidade educativa do Agrupamento,
assegurando, entre outros, a requisição de materiais para trabalho domiciliário.
O
blogue desta estrutura (www.bibliobarca.blogspot.com) mantém-se a ferramenta privilegiada de
comunicação, através da qual, por exemplo, podem ser apresentadas as
solicitações.
Os encarregados de educação e as
pessoas da comunidade podem requisitar livros nas BE?
Sim. Todo o fundo
documental existente nas quatro salas da BE destinados a empréstimo
domiciliário pode ser requisitado por encarregados de educação e pela
comunidade local.
Posso fazer numa BE o empréstimo
de um livro de outra Biblioteca?
Sim. As
bibliotecas escolares (e também a Biblioteca Municipal de Ponte da Barca) trabalham
em rede. Isso significa que os recursos são geridos de forma integrada,
permitindo que uma BE possa pedir emprestados documentos de outra BE para
disponibilizar aos seus utilizadores.
O meu filho é aluno de uma
escola. Pode requisitar livros para mim ou tenho que ir eu à BE?
Os alunos podem requisitar
livros para a família. Para que isso seja possível, basta que tenha os dados
que são pedidos na ficha de utente:
·
nome do familiar;
·
data de
nascimento;
·
n.º de CC;
·
morada;
·
telefone ou e-mail.
Para saber os recursos
documentais que as BE têm, tenho que me deslocar à escola?
Não. O catálogo
está disponível em linha, no portal do Agrupamento (www.avepb.pt) e no blogue da Biblioteca Escolar (www.bibliobarca.blogspot.com), podendo, por isso, ser consultado de
qualquer lugar onde exista ligação à internet.
O que acontece aos alunos que
têm livros para entregar se a BE está fechada?
Enquanto a BE
está fechada, os alunos devem ficar com os livros. A devolução será feita
quando a Biblioteca reabrir.
Posso apresentar
propostas de aquisições?
Sim. Através do
“Contacte connosco”, do "Livro de Visitas" (www.bibliobarca.blogspot.com) ou presencialmente.
Posso utilizar o
formulário disponível no blogue para perguntar se existe determinado
livro/ documento na BE?
Sim. O “Contacte
connosco” está aberto à partilha de todas as situações.
Posso utilizar a área de
computadores/ área multimédia?
Sim, estas áreas
são utilizadas numa base de o primeiro a chegar é o primeiro a ser servido, a
não ser que tenham sido reservadas com antecedência mínima de 24 horas.
Como é óbvio, têm
prioridade os alunos que pretendem realizar de trabalhos de pesquisa, no âmbito
da concretização de tarefas escolares.
Posso jogar em linha ou ver
filmes na Biblioteca?
Se não houver
alunos a realizar tarefas escolares e se a BE não estiver a ser utilizada por
uma turma, a fazer trabalho de pesquisa ou a ter formação de utilizadores, os
alunos podem ocupar a área multimédia para ver filmes e/ou jogar em linha,
desde que não perturbem o ambiente que deve ser apanágio desta estrutura (cfr. uso
de auscultadores).
A Biblioteca Escolar dispõe de
um serviço de referência?
Sim. A BE dispõe
de um serviço de referência destinado a apoiar os utilizadores de forma
personalizada, por meio de pesquisas nos recursos disponíveis nesta estrutura.
Durante o período
de pandemia, por exemplo, os utilizadores interessados em usufruir deste serviço devem
formalizar o seu pedido, mediante o preenchimento do formulário de contacto
disponível em linha (www.bibliobarca.blogspot.com).
Sem comentários:
Enviar um comentário