CONCURSO DE LEITURA MOBILIZA ALUNOS DO 3.º CICLO E DO SECUNDÁRIO
Na
manhã desta quarta-feira, pelas 10h20, fez-se silêncio, no polivalente, na cantina,
no auditório e na Biblioteca da Escola Secundária, e o prato servido foi de sabor
diferente, embora bem apetecível: alunos do 3.º Ciclo e do Secundário tiveram a
oportunidade de demonstrar, no tradicional Concurso de Leitura, fase de Escola, o seu gosto
pela leitura.
Esta
descoberta interior, a partir da temática da viagem que pôs em cena personagens
típicas dos contos (o Rei egocêntrico e presunçoso, um homem destemido e
aventureiro, um capitão sábio e prudente, uma mulher decidida e astuta), reflete
a busca incessante dos mais profundos sentidos da existência humana.
Por sua
vez, 58 alunos do Secundário sentiram o desafio de mostrar a sua competência
leitora a partir do livro “O Acontecimento”, de Annie Ernaux, Prémio Nobel da
Literatura 2022.
Trata-se de um romance poderoso que se desenvolve à volta da problemática do aborto, explorando a condição feminina e o universo interior da protagonista, marcado pelo sofrimento, justiça, trauma e muitas sombras.
Uma “Escola
a Ler”
Recorde-se
que o Concurso de Leitura – que é já uma atividade clássica que mobiliza todo o
Agrupamento de Escolas – insere-se no âmbito Plano Nacional de Leitura e tem
como objetivo central promover o gosto pela leitura e pelo livro.
Organizado
pelo Grupo Disciplinar de Português, em articulação com a Biblioteca Escolar, desenvolve-se
no âmbito de uma parceria com a Câmara Municipal de Ponte da Barca, que
patrocina os prémios dos três melhores resultados em cada escalão, e, este ano,
pela primeira vez, foi operacionalizado com recurso a ferramentas digitais,
tendo em vista o exercício e aprofundamento desta literacia.
Os três
primeiros classificados em cada um dos escalões vão, agora, ser indicados para
representar a Escola e o Concelho na fase intermunicipal CIM Alto Minho do
Concurso Nacional de Leitura.
Como
dizia, sabiamente, José Saramago, um dos autores escolhidos, “A leitura é, provavelmente,
uma outra maneira de estar num lugar”. Fica o desafio de continuarem a viajar
com este brilhante conto e de embarcarem numa aventura interior à descoberta da
“ilha desconhecida” que há em cada um de nós!
Os excelentes
resultados obtidos refletem o interesse que suscita a descoberta de novas
leituras. Uma justa felicitação, por isso mesmo, a todos os alunos envolvidos,
que dão vida à aposta prioritária de uma “Escola a Ler”!
A Organização
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