Trabalhar
a Literacia da Informação
Em articulação com os docentes de Apoio ao
Estudo (5.º ano) e de Português e OFC (7.º ano), a Biblioteca Escolar
desenvolveu um trabalho com todas as turmas dos 5.º e 7.º anos de escolaridade,
centrado na formação de utilizadores e na promoção da literacia da informação.
A atividade foi de encontro ao Projeto de
Autonomia e Flexibilidade Curricular (PAFC) e aos conteúdos da disciplina de
Português, nomeadamente, os relacionados com a pesquisa, seleção, recolha e
tratamento de informação.
Numa primeira fase, o coordenador da BE/CRE
dinamizou uma interação centrada nas várias etapas de elaboração de um trabalho
científico, seguindo o modelo “The Big 6”: definição da tarefa (escolha do
tema); estratégias de pesquisa; localização e acesso; utilização e tratamento
da informação; síntese – como organizar a comunicação; e avaliação. Particular
destaque mereceu o capítulo do tratamento da informação, evitando o plágio, e
ainda a questão das citações e das referências e como fazer uma pesquisa fiável
na internet.
Os alunos desenvolveram, depois, um trabalho
prático de aplicação dos conteúdos acima referidos: pesquisa em suporte livro e
em suporte digital, seleção orientada de informação e localização de fundo
documental de acordo com as indicações fornecidas (CDU).
Os alunos do 5.º ano elaboraram uma biobibliografia de Diogo Bernardes, tendo em conta o tema
abrangente do PAFC (História Local), enquanto os do 7.º ano desenvolveram idêntica
atividade, mas centrada em Sophia de Mello Breyner Andresen, autora de “O
Cavaleiro da Dinamarca”, obra que estava a ser estudada na disciplina de
Português.
Este foi um trabalho muito produtivo, que a
maioria dos alunos considerou de interesse elevado.
Biblioteca Escolar
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