terça-feira, 20 de dezembro de 2016

Mobilizem-se! Participem!
A democracia precisa de jovens ativos, críticos e livres!
Esta foi a grande mensagem que Vassalo Abreu, Presidente da Câmara Municipal de Ponte da Barca, deixou a uma plateia de jovens dos ensinos básico (3.º ciclo) e secundário da escola-sede do Agrupamento, no passado dia 14 de dezembro.
Numa sessão local do Parlamento dos Jovens subordinada ao tema dos quarenta anos da Constituição e das primeiras eleições autárquicas, Vassalo Abreu – também eleito nessa altura – conversou com os alunos sobre a sua vasta experiência de exercício de variadas funções em democracia, abordando também o período anterior, e fez ainda uma breve contextualização da Constituição da República.


No diálogo estabelecido com a plateia sobressaiu o desejo do aprofundamento de maior confiança e autonomia no poder local e, acima de tudo, o desafio aos jovens para se envolverem, em liberdade e com espírito crítico, nas decisões que diretamente lhes dizem respeito. Intervindo, para melhorar, a sociedade. E deu como bons exemplos os jovens barquenses que ao longo dos anos têm participado no Parlamento dos Jovens. Felicitando-os, bem como aos seus professores e escola, pelos excelentes desempenhos!
Os participantes no colóquio destacam ainda, para concluir, o clima de proximidade e abertura em que a atividade decorreu.
A Organização

Sem comentários:

Enviar um comentário