sexta-feira, 15 de julho de 2016

Concurso Nacional de Leitura

Duas alunas da Barca representa 
o Alto Minho na final nacional 
 
Sara Arezes e Cristina Azevedo,
na companhia de José Carlos Malato
A Escola Secundária de Ponte da Barca representou o Distrito de Viana do Castelo na final nacional do Concurso Nacional de Leitura, que se realizou na Biblioteca Municipal de Santa Maria da Feira.
Pela primeira vez na história do certame, que já vai na sua 10.ª edição, a representação do Alto Minho nos dois escalões em disputa esteve a cargo de alunos da mesma escola, nem mais nem menos do que a Escola Secundária de Ponte da Barca: Sara Arezes (3.º Ciclo) e Cristina Azevedo (Secundário).

A final nacional foi uma grande festa do livro e da leitura que reuniu os finalistas dos 18 Distritos do território continental, da Madeira e dos Açores e ainda três alunos selecionados no âmbito do ensino do Português no estrangeiro, num total de 43 participantes nos dois escalões.
A sessão foi apresentada por José Carlos Malato, com duas intervenções em direto para o programa da tarde de RTP 1.
Da jornada de convívio e de troca de experiências à volta do livro e da leitura (e não só!), constou ainda uma visita guiada ao castelo de Santa Maria da Feira e um contacto muito próximo com os preparativos para a XX Viagem Medieval em Terra de Santa Maria que, de 27 de julho a 7 de agosto, vai animar o centro histórico de Santa Maria da Feira e recriar episódios do reinado de D. Dinis.

Participantes na final do CNL, junto ao castelo de Santa Maria da Feira
Para Sara Arezes e Cristina Azevedo, esta foi uma experiência enriquecedora e profundamente gratificante, pelo empenho e dedicação que manifestaram e pela forma como souberam dignificar Ponte da Barca e o Alto Minho. Mais uma vez, deram voz, na primeira pessoa, à importância do livro e da leitura enquanto ferramenta que abre horizontes de vida, com espírito crítico, autonomia e lucidez

Recorde-se que o Concurso Nacional de Leitura é uma atividade promovida pelo Plano Nacional de Leitura (PNL), em parceria com a Rede de Bibliotecas Escolares (RBE), a Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas (DGLAB), o Camões IP – Instituto da Cooperação e da Língua, a Direção-Geral da Administração Escolar (DGAE) e a RTP 1.
Prof. Luís Arezes

Sem comentários:

Enviar um comentário