quinta-feira, 15 de outubro de 2015

Metodologias de Estudo

A Biblioteca Escolar acaba de desenvolver sessões 
sobre metodologias de estudo
com cada uma das seis turmas 
do 9.º ano de escolaridade (percurso regular).


O trabalho, promovido em articulação com as docentes de Português, teve como objetivo “educar para a autonomia e para o espírito crítico, suscitando nos alunos a apropriação de metodologias e técnicas de trabalho” (Projeto Educativo), e apoiar os utilizadores no estudo autónomo, acompanhando-os na consolidação de competências e de hábitos de trabalho, baseados na consulta, tratamento e produção da informação.
Foi uma oportunidade para analisar/refletir sobre uma série de situações a evitar e sobre opções a tomar quanto antes, no sentido de tornar o trabalho mais rentável, potenciando a autonomia.
A importância de uma alimentação adequada, de descanso e de momentos de lazer, e a necessidade de criar rotinas de estudo, com um horário mais ou menos exigente, foram outros aspetos explorados, assim como um conjunto de princípios/recomendações práticos para tornar o estudo mais produtivo e como consultar um dicionário e uma enciclopédia, como explorar um índice remissivo e como elaborar um trabalho.
No final, foi distribuída a cada participante uma brochura intitulada “Metodologia de Estudo”, da autoria do Prof. Luís Arezes, que apresenta seis etapas para um método de estudo e elenca 26 normas para o trabalho individual.
As sessões revelaram-se muito produtivas, despertando nos alunos grande interesse e um sentido de compromisso, tendo em vista uma maior responsabilização quanto às tarefas escolares.
Divulga-se aqui o tutorial utilizado na dinamização da atividade, um documento de apoio aos estudantes e respetivos encarregados de educação que se vem juntar a outros já anteriormente disponibilizados na página web do Agrupamento (“Documentos”) e no blogue da Biblioteca Escolar (página “Materiais de Apoio”).
Biblioteca Escolar

Sem comentários:

Enviar um comentário