terça-feira, 7 de abril de 2015

Falar e refletir sobre a história local


Falar e refletir sobre a história local é algo de interessante e que potencia uma maior ligação dos alunos a “elementos” que lhes são mais próximos.
O trabalho realizado pela escola, no âmbito da oferta curricular complementar de agrupamento (OCC), demonstra que o enfoque no local consegue estimular a curiosidade dos alunos e levá-los a questionamentos sobre o seu papel no contexto (histórico, social, cultural, patrimonial, etc) em que vivem.
A abordagem de temas, factos e personagens relacionados com a sua região permitiu uma maior aproximação dos alunos à escola e à aprendizagem. Ao trazer para a reflexão acontecimentos, personagens e lugares que são comuns ao aluno, possibilitou-se a sua aproximação e valorização do local e a relação dialética entre o passado e o presente.
É nesta dinâmica que em boa hora a biblioteca escolar/centro de recursos educativos, com a competência do professor Luís Arezes, se associou ao objetivo delineado promovendo interessantes sessões, com as diferentes turmas do 5.º ano de escolaridade, que empolgaram os alunos e de que as fotos a seguir publicadas dão testemunho.
Falar da história local na escola atua no resgate da autoestima dos habitantes de uma região. Quando conhecemos melhor o passado, os locais, as personagens, os monumentos, etc, damos uma nova ênfase à questão da identificação e do sentido de pertença.
Prof. Paulo Castro

Sem comentários:

Enviar um comentário