Falar e refletir sobre a história local
Falar e refletir sobre a história local é algo
de interessante e que potencia uma maior ligação dos alunos a “elementos” que lhes são mais próximos.
O trabalho realizado pela escola, no âmbito da
oferta curricular complementar de agrupamento (OCC), demonstra que o enfoque no
local consegue estimular a curiosidade dos alunos e levá-los a questionamentos
sobre o seu papel no contexto (histórico, social, cultural, patrimonial, etc) em
que vivem.
A
abordagem de temas, factos e personagens relacionados com a sua região permitiu
uma maior aproximação dos alunos à escola e à aprendizagem. Ao trazer para a reflexão
acontecimentos, personagens e lugares que são comuns ao aluno, possibilitou-se
a sua aproximação e valorização do local e a relação dialética entre o passado
e o presente.
É
nesta dinâmica que em boa hora a biblioteca escolar/centro de recursos
educativos, com a competência do professor Luís Arezes, se associou ao objetivo
delineado promovendo interessantes sessões, com as diferentes turmas do 5.º ano
de escolaridade, que empolgaram os alunos e de que as fotos a seguir publicadas
dão testemunho.
Falar
da história local na escola atua no resgate da autoestima dos habitantes de uma
região. Quando conhecemos melhor o passado, os locais, as personagens, os
monumentos, etc, damos uma nova ênfase à questão da identificação e do sentido
de pertença.
Prof. Paulo Castro
Sem comentários:
Enviar um comentário