terça-feira, 17 de fevereiro de 2015

Jovens desafiados a exercerem a cidadania
no Ano Europeu para o Desenvolvimento


“2015 – Ano Europeu para o Desenvolvimento: contributos do Comité Económico e Social Europeu (CESE)” foi o tema de um colóquio que António Luís Fernandes dinamizou com alunos do 9.º ano da Escola Básica e Secundária de Ponte da Barca.
Falando no âmbito de uma ação promovida pela Biblioteca Escolar, o convidado – um barquense há vários anos a trabalhar no CESE, em Bruxelas – analisou a estrutura e modo de funcionamento deste órgão consultivo da União Europeia, chamando a atenção para a sua enorme importância.
Segundo afirmou, trata-se de um verdadeiro motor do desenvolvimento, na medida em que apresenta inúmeras propostas à Comissão Europeia e ao Parlamento Europeu, a maioria das quais acaba por receber luz verde, traduzindo-se em medidas com um grande impacto positivo na vida dos cidadãos.
 Em relação ao “Ano Europeu para o Desenvolvimento", António Fernandes recordou alguns dos grandes valores do património civilizacional do Velho Continente e fez questão de desafiar os jovens participantes na sessão a darem o seu contributo, em termos de cidadania.
A sociedade civil somos todos nós, pelo que é fundamental o nosso envolvimento ativo na construção de uma sociedade mais justa, mais solidária e mais humanista, em que o respeito pela dignidade do ser humano seja a garantia de um futuro melhor.
Os jovens representam uma força enorme, com capacidade para mobilizar e criar novas dinâmicas, nomeadamente, ao nível das suas comunidades. Por isso – concluiu –, nunca cruzem os braços, mas apresentem ideias e exijam ações concretas que contribuam para melhorar a vida das pessoas.
Recorde-se que o CESE, criado em 1957 pelo Tratado de Roma, é um organismo composto por representantes dos setores da vida económica, social e cultural dos Estados-Membros.
Congrega três grupos: "Empregadores", "Trabalhadores" e "Interesses Diversos”, criando, desta forma, uma ligação entre as instituições da UE e as organizações da sociedade civil. Dos 344 membros do CESE, 12 são portugueses.

Prof. Luís Arezes

Sem comentários:

Enviar um comentário