sexta-feira, 14 de novembro de 2014

Escola discute a Europa
com Barquense do Comité Económico e Social


O Agrupamento de Escolas de Ponte da Barca recebeu um filho da terra, António Luís Fernandes. Emigrado na Bélgica, ocupa já há 3 décadas um cargo num dos órgãos da Comissão Europeia, nomeadamente, no Comité Económico e Social.
Os alunos da área das Ciências Socioeconómicas (10.º B e 12.º B) participaram num
colóquio organizado pela Biblioteca Escolar que permitiu uma percepção da constituição e das funções exercidas por este organismo supranacional.
Entre outros temas, foram referidos assuntos como a localização da Assembleia, a constituição da presidência do Comité e os grupos que defendem os mais variados interesses de cada país, de modo a obter um impacto positivo em cada nação.
Esta interessante conversa e troca de ideias levou os jovens a alargarem os seus horizontes acerca da atual conjuntura económica e social. Permitiu ainda que percebessem o trabalho que é feito além-fronteiras e que as decisões europeias têm influência direta na economia portuguesa.
Uma das ideias mais vincadas nesta apresentação foi o facto de ser necessário existir uma projeção do futuro. Esta noção associa-se à construção de uma Europa unida e coesa que, tal como as carreiras profissionais que os jovens procuram projetar, só é possível através do capital humano e de um pensamento a longo prazo.
Joana Amorim e Diana Antunes, 12.º B

Sem comentários:

Enviar um comentário