sexta-feira, 5 de outubro de 2012


Jornadas Europeias do Património – 2012


No âmbito das Jornadas Europeias do Património 2012, entre os dias 26 e 28 de setembro, os alunos do 7.º ano de escolaridade da Escola Básica e Secundária Diogo Bernardes em parceria com a Câmara Municipal de Ponte da Barca visitaram alguns pontos de interesse do património do Concelho: a necrópole megalítica de Britelo, as gravuras da Chã da Rapada e da Chã de Cabanos, o dólmen da Lapa da Moura, também em Britelo, bem como o dólmen da Pousada em Vade S. Tomé.

Com o objetivo de sensibilizar os jovens para a importância da salvaguarda do património, como forma de preservar a memória coletiva, estas visitas permitiram ainda um contacto direto com a natureza e a sua biodiversidade, ao longo dos cerca de 7km do percurso pedestre percorrido. De realçar a preciosa colaboração da arqueóloga da Câmara Municipal de Ponte da Barca, Dr.ª Marta Marques.
A Biblioteca Escolar/Centro de Recursos do Polo 1 da Escola Sede do Agrupamento pretendeu de igual modo promover a aproximação do público escolar ao património cultural. Para tal, expôs os cadernos temáticos do Jornal “Diário do Minho”, publicados entre 2009 e 2010, sob o título “Património” do Concelho de Ponte da Barca. O “Futuro da Memória “foi o tema adotado para esta exposição.

Professora Maria José Gonçalves

Sem comentários:

Enviar um comentário