quinta-feira, 27 de outubro de 2011

24 de outubro

DIA DAS NAÇÕES UNIDAS

A 24 de outubro comemorou-se o Dia das Nações Unidas. O Clube dos Direitos Humanos, em articulação com a Biblioteca, lembrou a data com uma pequena exposição nos Polos 1 e 2.
                A ONU, nascida em 1945, tornou-se na organização mais importante a nível internacional, integrando hoje mais de 190 países. Criada com o objetivo de preservar a paz, o seu campo de ação estende-se a vários domínios, procurando responder aos problemas económicos, sociais e culturais da Humanidade. Para tal, dispõe de diversos organismos especializados.
Portugal aderiu à ONU em 1955 e, desde então, tem tido um papel ativo, com destaque para Freitas do Amaral, Presidente da Assembleia Geral entre 1995 e 1996, e António Guterres, Alto Comissário para os Refugiados, desde 2005. No biénio 2011/13, Portugal é membro não permanente do Conselho de Segurança das Nações Unidas.
O Clube dos Direitos Humanos associou a esta efeméride a atribuição do Prémio Nobel da Paz 2011. O mais prestigiado prémio internacional distinguiu três mulheres, Ellen Johnson Sirleaf e Leymah Gbowee, ambas da Libéria, e Tawakul Karman do Iémen, que se destacaram na defesa dos Direitos Humanos.
O Clube dos Direitos Humanos

Sem comentários:

Enviar um comentário