segunda-feira, 15 de março de 2021

OPINIÕES DE SEGUNDA

 A arte de simplificar

Nesta edição do “Opiniões de Segunda”, a Ana Rita Garrido fala do minimalismo e do combate à “sociedade consumista em que vivemos”.

Na sua perspetiva, trata-se de uma questão de qualidade de vida individual e de proteção do presente e do futuro do planeta. É que, “se toda a gente mudasse, só um bocadinho, os seus hábitos consumistas, conseguiríamos alcançar um mundo muito mais sustentável.” 

"(...) alcançar um mundo muito mais sustentável."

A arte de simplificar – O minimalismo e a arte de simplificar referem-se, primeiramente, a uma corrente estética e a uma série de movimentos culturais que percorreram diversos momentos do século XX. Mas não é essa a razão pela qual eu me refiro a ele nesta crónica...

O minimalismo aparece como uma expressão comportamental da sociedade e, na minha opinião, é muito mais do que um estilo de vida ou preferência estética. O minimalismo é uma forma de combater a sociedade consumista em que vivemos.

Uma das vantagens da cultura minimalista é que com essa atitude ganhamos mais tempo e deixamos de viver períodos tão estressantes, uma vez que temos menos coisas com que nos preocupar e focamo-nos naquilo que realmente importa. Por exemplo, aquele tempo todo que perdemos de manhã à procura de um casaco no meio dos vinte que não usamos, quando podíamos ter apenas os cinco a que realmente damos utilidade.

A vantagem que, a meu ver, é a mais relevante prende-se com o combate ao consumismo e, como consequência, tornar a sociedade e o mundo algo mais sustentável. Quando consumimos de forma compulsiva e sem necessidade, estamos a prejudicar gravemente o planeta, que é a nossa Casa Comum, ao contrário do consumismo qualitativo, em que se consome menos, logo produz-se menos lixo. Comprar coisas com uma qualidade mais elevada e que sabemos que vão durar muito tempo é melhor do que comprar algo com uma qualidade questionável só porque sabemos que é mais barato e que por um curto espaço de tempo vai servir o seu propósito. 

 Em síntese, o minimalismo tem estas e muitas mais vantagens, no que diz respeito a mudar a sociedade consumista.  Se toda a gente mudasse, só um bocadinho, os seus hábitos consumistas, conseguiríamos alcançar um mundo muito mais sustentável. 

Ana Rita Garrido, 12.º ano.

Sem comentários:

Enviar um comentário