segunda-feira, 8 de março de 2021

OPINIÕES DE SEGUNDA

 Obrigada aos meus pais!

A Escola, a Comunidade e a Família desempenham um papel central na formação de uma pessoa. Mas, na opinião da Joana Gonçalves, é em casa que tudo começa. Porque – escreve – “os pais são o nosso porto de abrigo e desempenham um papel fundamental na orientação do nosso percurso, quer educativo, quer profissional, quer pessoal.”

“Educar é semear com sabedoria e colher com paciência”. (Augusto Cury)

Obrigada aos meus pais! – Os pais desempenham um papel fundamental na educação dos seus filhos e também ao nível do seu percurso escolar e profissional. São os grandes pilares e neles está a enorme responsabilidade de formar pessoas para o futuro…

Educar é promover a educação, transmitir o conhecimento dos processos sociais e culturais e proporcionar meios que permitam aos filhos viver numa determinada sociedade. Mas educar é também compreender, acarinhar, repreender, enfim…, ensinar.

Neste processo complexo de formar cidadãos com valores e com princípios, entram também a escola, os professores, toda a comunidade. É desta conjugação de fatores que surge o sucesso ou o insucesso das gerações atuais e futuras.

Mas, na minha opinião, é em casa que tudo começa, desde o momento em que nos é cortado o cordão umbilical. Cada dia é uma nova aprendizagem que aumenta progressivamente com o passar dos anos, ganhando formas diferentes, implicando responsabilidades acrescidas, até que sejamos capazes de trilhar cada um o nosso próprio caminho.

E os anos sucedem-se, até que chega a altura de tomar decisões, assumir compromissos, arcar com as responsabilidades. Também nesta fase, os pais têm um papel fundamental. É importante saber ouvir, esclarecer, dar opinião, aconselhar sem interferir…

Concluindo, o papel dos pais é muito vasto e sobre ele haveria muito para dizer e escrever. Basicamente, os pais são o nosso porto de abrigo e desempenham um papel fundamental na orientação do nosso percurso, quer educativo, quer profissional, quer pessoal… São parte daquilo em que nos tornamos!

Obrigada aos meus pais!

 Joana da Silva Gonçalves, 8.º ano.

Sem comentários:

Enviar um comentário