segunda-feira, 14 de dezembro de 2020

 “Opiniões de Segunda” – A poluição e a pandemia

A pandemia está a ter um impacto profundo em todas as áreas da atividade humana. Incluindo no domínio do ambiente.

Mas nada está garantido. Na opinião do Guilherme Silva, importa alterar “mentalidades e posturas”. Pois só assim contribuiremos “efetivamente para melhorar a nossa pegada ecológica e (…) para um mundo melhor.”

Não podemos pensar que é possível 
poluir mais um bocado. NÃO!!!

A poluição e a pandemia – Durante a pandemia, com a obrigação de as pessoas ficarem em casa, a poluição diminuiu significativamente, mas pode piorar no futuro.

Nestes últimos meses, o planeta Terra teve uma diminuição enorme na poluição, pois, devido às medidas aplicadas para conter a doença, o mundo parou, milhões ficaram em casa, aviões permaneceram em terra e fábricas deixaram de produzir. Mas a pandemia contém um perigo.

Na visão dos especialistas, poderá trazer mais efeitos negativos do que positivos. A história conta que, após momentos de crise, a recuperação da economia faz-se com uma forte subida na produção, sacrificando-se o ambiente. A utilização de materiais descartáveis, como as máscaras e as luvas que usamos hoje, também subiu muito, deixando algumas zonas do planeta com acumulações de lixo exageradas.

Como adolescente e como escuteiro, defendo que a recuperação da economia deve ser feita com muito cuidado e deve ter em conta o impacto negativo no ambiente. Não podemos pensar que é possível poluir mais um bocado. NÃO!!!

Todas estas mudanças nas nossas vidas poderão ser um fator positivo e mudar a nossa forma de pensar. Se aproveitarmos para alterar as nossas mentalidades e posturas em relação ao ambiente, iremos contribuir efetivamente para melhorar a nossa pegada ecológica e, assim, contribuiremos para um mundo melhor.

Guilherme Silva, 8.º ano.

Sem comentários:

Enviar um comentário