quarta-feira, 16 de dezembro de 2020

 Alunos publicam livro                                     a favor dos Bombeiros

Acaba de ser publicado “O Cavaleiro da Dinamarca EnQuadrado”,                                        um livro produzido por três turmas do 7.º ano,                               sob a liderança da professora de Português, Rosa Maria Arezes.

Iniciado no último ano letivo, o projeto, devido aos constrangimentos da pandemia, só agora viu a luz do dia, numa sessão em linha que contou com a participação do Presidente da Câmara Municipal, do Diretor do Agrupamento de Escolas, dos alunos envolvidos, de encarregados de educação e também de professores.

Publicada com o patrocínio do Município de Ponte da Barca, o montante angariado com a distribuição da obra será oferecido à Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Ponte da Barca, num gesto de cidadania ativa que faz questão de aplaudir o meritório e abnegado trabalho altruísta dos nossos Soldados da Paz.

Este foi, aliás, um aspeto elogiado pelo Presidente da Câmara Municipal, para quem os bombeiros têm feito um trabalho notável e merecedor de todo o carinho, pelo que esta decisão de “cuidar de quem nos cuida é um gesto muito nobre”, referiu.

Augusto Marinho felicitou os promotores e participantes nesta “excelente iniciativa”, a quem – disse – a Autarquia tem muito gosto em associar-se, uma vez que se trata de um trabalho encantador que prova, mais uma vez, que, se formos capazes de dar as mãos e de colaborar, conseguimos coisas maravilhosas.

A oportunidade da publicação do livro foi também realçada pelo autarca, tendo em conta a quadra natalícia que atravessamos e ainda o facto de, à semelhança do cavaleiro, também nós, atualmente, estarmos a ser desafiados a vencer muitas adversidades, para conseguirmos atingir os nossos objetivos.

Também o Diretor do Agrupamento enalteceu o gesto de cidadania presente na dimensão solidária do projeto, porque demonstra que estes alunos estão a aprender a ser e a estar em sociedade.

Carlos Louro agradeceu a todos quantos tornaram possível a concretização do livro que – segundo afirmou – é motivo de grande satisfação, até porque, entre outros aspetos, mostra que a escola não parou, apesar da pandemia.

Outra ideia sublinhada pelo Diretor teve a ver com as dinâmicas implementadas ao longo do processo. Dentro do atual sistema de ensino, trata-se de uma obra de significado muito importante, na medida em que testemunha o trabalho de articulação em comunidades educativas, valorizando competências no contexto de uma dinâmica de aprendizagem abrangente, mobilizadora e colaborativa.

Uma dinâmica colaborativa

Na sequência da celebração do centenário do nascimento de Sophia de Mello Breyner (2019) e do estudo de “O Cavaleiro da Dinamarca” (1964), obra proposta para leitura no 7.º ano, as turmas em causa abraçaram o desafio de reescrever em verso a narrativa apresentada em prosa.

Neste trabalho de leitura e de reconto poético, optaram pela quadra popular em redondilha maior. Fazendo apelo à expressão plástica, alargaram o trabalho à disciplina de Educação Visual e, sob a orientação dos professores Julieta Mendes e José Carlos Sousa, trataram da produção de ilustrações.

Neste processo, entrou ainda a disciplina de Geografia e a professora Ilda Veloso, traçando o percurso da longa peregrinação do cavaleiro, da Dinamarca à Palestina e vice-versa. A disciplina de TIC e o professor Carlos Seco também foram chamados ao processo, com o objetivo de publicar uma edição digital do livro.

A Biblioteca Escolar foi envolvida com a elaboração do enquadramento da obra, da autoria de Luís Arezes, tendo em vista uma leitura mais abrangente dos múltiplos códigos presentes, assim como a professora Sílvia Barbosa, que trouxe o seu contributo técnico na montagem de um espetáculo que subirá a palco para celebrar a obra, logo que a situação pandémica o permita.

Com toda esta dinâmica, concretizou-se um DAC (Domínios de Autonomia Curricular), no âmbito da autonomia e flexibilidade curricular, promovendo-se a articulação e o trabalho colaborativo.

Prof. Rosa Maria Arezes

Sem comentários:

Enviar um comentário