segunda-feira, 28 de dezembro de 2020

“Opiniões de Segunda” – Consciência ambiental

Na viragem do ano, o “Opiniões de Segunda” retoma a questão ambiental. Porque se trata de um dos mais graves problemas com que a Humanidade se confronta.

Na opinião da Carlota Martins, são urgentes “mudanças dos comportamentos e dos estilos de vida”. E, nesta matéria, “a Escola tem papel fundamental…”

"É urgente a prevenção do meio ambiente."

Consciência ambiental – As alterações climáticas referem-se às mudanças no clima que estão a ocorrer em todo o planeta. E Portugal é um dos países europeus mais vulneráveis às modificações decorrentes desta nova realidade, tais como a subida do nível do mar e o aumento da temperatura média global.

Atualmente sabe-se que a atividade humana é a principal causa da variação do clima. Não há melhor evidência do que a conjuntura atual, o mundo foi obrigado a parar, pelos piores motivos, e a pandemia está a ter efeitos colaterais positivos no ambiente, no que toca à queda nas emissões de CO2, fruto do abrandamento dos transportes e da indústria.

O Dia da Sobrecarga da Terra marca a data em que a Humanidade usou todos os recursos naturais que o planeta pode renovar durante o ano inteiro. Ora, este ano, o planeta entrou em défice ecológico quase um mês mais tarde do que no ano passado – foi a 22 de agosto, há 15 anos que não era tão tarde...

Todavia, de acordo com A. Guterres (Secretário Geral da ONU), a magnitude de uma crise climática não tem comparação com o impacto temporário de uma pandemia, não vamos combater as alterações climáticas com um vírus.

É urgente a divulgação e prevenção do meio ambiente. A Escola tem um papel fundamental na criação de uma consciência ambiental nas crianças e jovens, através das mudanças dos comportamentos e dos estilos de vida.

Termino, como sinal de esperança na Humanidade, com a referência ao recente acordo dos líderes europeus (11/12/2020), para reduzir as emissões de CO2 em 55% até 2030, em relação aos níveis de 1990.

Carlota Martins, 8.º ano.

Sem comentários:

Enviar um comentário