quinta-feira, 5 de março de 2015

LER é SABER +

“O Quanto Amamos”, de William Bruce Cameron
               
Para o Plano Nacional de Leitura, no período passado, a escolha de um livro não foi muito difícil, pelo que, desde logo, optei por “O Quanto Amamos”, de William Bruce Cameron, por diversas razões.
Por um lado, fala sobre cães. Estes animais têm uma capacidade de amar tão grande e têm corações tão prontos para acolher qualquer pessoa que isso explica esta minha paixão por eles. Ensina como realmente são os animais e que, ao contrário do que muitas pessoas pensam, eles também têm sentimentos; sofrem como qualquer ser humano e também gostam de se sentir amados.
Por outro lado, o livro mostra como uma simples ninhada de cachorros pode encher de esperança um coração que, há muito tempo, já só sentia saudade e tristeza, como a ternura do olhar de um cachorrinho inspira até o mais insensível dos corações.
Outro aspeto que acho importante referir é o facto de o livro ter um vocabulário acessível e de ser, por isso, de fácil leitura. Em relação às personagens, gostei de todas e adorei particularmente Lucy, uma cadela que demonstra de forma notável o seu amor e carinho, não só pelos seus “filhos adotivos”, como também pelos seres humanos, sobretudo pela sua verdadeira dona, que o tempo e a distância não conseguiram fazer cair no esquecimento.
Em guisa de conclusão, posso afirmar que gostei bastante de ler o livro, já que é capaz de aquecer o coração de qualquer leitor. É um romance que mostra como alguém que nunca tivera um cão se desembaraça enquanto “pai à força”, ao mesmo tempo que resolve a sua própria vida. Demonstra ainda que os cães têm muito para nos ensinar, sobretudo a sua forte capacidade de amar.
Por estes motivos, aconselho a sua leitura, pois é realmente um livro muito comovente.
Carolina Pereira, 7.º E

Sem comentários:

Enviar um comentário