sexta-feira, 27 de março de 2015

DIA MUNDIAL DA POESIA

Uma Noite cheia de Poesia


O Agrupamento de Escolas comemorou 
o Dia Mundial da Poesia (21 de março) 
com um Sarau realizado no átrio dos Paços do Concelho, 
na noite de véspera da efeméride.
Promovido em parceria com o Pelouro da Cultura da Câmara Municipal, a atividade exaltou a palavra feita poesia, lida ou cantada, mobilizando a participação de um elevado número de alunos de todos os anos de escolaridade, professores,
encarregados de educação, antigos alunos, autarcas e membros da comunidade barquense em geral.
O átrio dos Paços do Concelho tornou-se pequeno para acolher tantas pessoas que fizeram questão de celebrar a poesia, lendo ou cantando a palavra transbordante de magia.
Ao longo de quase duas horas, a leitura e a música – acompanhada ao som do piano, da guitarra, da flauta transversal e até da concertina – conjugaram-se harmoniosamente, dando aos participantes a oportunidade de partilhar as suas emoções e de provocar a reflexão.
Na hora do balanço, tanto Vassalo Abreu (Presidente da Câmara Municipal) como António João Guerra (Adjunto da Direção do Agrupamento) e Sílvia Torres (Vereadora da Cultura, Turismo e Desporto) foram unânimes em enaltecer o trabalho em parceria entre as duas entidades, felicitando os participantes na iniciativa, assim como os seus organizadores (Biblioteca Escolar, em articulação com o Grupo de Português).
Foi aliás, esta parceria que permitiu que, durante a manhã do mesmo dia, um grupo de alunos do 2.º ciclo, acompanhado da Professora Paula Calado, visitasse os Centros de Dia de Cuíde de Vila Verde, Lavradas, Entre Ambos-os-Rios e Britelo, oferecendo aos utentes destas IPSS o calor da sua companhia e a magia de um poema.

A organização agradece a todos quantos tornaram possível esta atividade e nela se envolveram com o entusiasmo que só a poesia é capaz de despertar. Muito obrigado!
Prof. Luís Arezes
(Coordenador da equipa da Biblioteca Escolar)

Sem comentários:

Enviar um comentário