sexta-feira, 6 de março de 2015

À conversa com… 
Carlos Nuno Granja
sobre a magia do livro e da leitura


Adoro escrever, mas gosto muito mais de ler. Aliás, sinto necessidade de escrever todos os dias e estou sempre a ler, duas tarefas maravilhosas que me levam para o mundo da magia e da liberdade.
Foi assim que se apresentou Carlos Nuno Granja, autor de O rei Belarmino não é tenor, obra ilustrada por Sebastião Peixoto e que foi selecionada para o concurso de leitura do 1.º Ciclo do Agrupamento de Escolas de Ponte da Barca.
Em visita à Escola-sede, o escritor dinamizou duas sessões com participantes no concurso, que o surpreenderam com uma leitura teatralizada da obra (4.º D), uma carta ao caçador escocês e ainda um acróstico inspirado no nome do rei (4.º A).
Na interessante conversa que manteve com os miúdos, Carlos Nuno Granja recordou os seus tempos de infância e como foi surgindo o gosto pela leitura e pela escrita, nomeadamente de poesia, a sua grande paixão, sobretudo por influência da mãe, a quem fez questão de prestar uma homenagem.
“Quando eu tinha 11 anos, os meus pais ofereceram-me uma máquina de escrever e aí eu pensei, quero ser escritor.”
E assim está a acontecer. Carlos Nuno Granja já publicou 13 livros que estão a merecer uma recetividade muito boa junto do público, sendo de realçar o facto de O rei Belarmino não é tenor ter sido escolhido pela Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas para estar presente na Feira Internacional do Livro Infantil de Bolonha, que é o maior certame do género a nível mundial.


Sem qualquer dúvida, esta foi mais uma excelente experiência que proporcionou aos alunos um contacto próximo e afetuoso com um autor, despertando neles o apelo fascinante da leitura e da escrita.
A satisfação geral é a nota dominante, com o próprio escritor a registar no Livro de Honra do Agrupamento o seguinte depoimento:
“Muito obrigado pelo maravilhoso acolhimento neste magnífico Agrupamento de Escolas de Ponte da Barca, pela vossa simpatia, pelo vosso trabalho em prol da leitura e da Literatura e também pela humildade nos gestos e nas palavras.
Votos de felicidades.
Com amizade e carinho do Carlos Nuno Granja.”
Resta acrescentar que estas sessões do ciclo “À conversa com…”, promovidas pela Biblioteca Escolar, apenas foram possíveis graças à parceria que o Agrupamento mantém com a Editora Opera Omnia.
Prof. Luís Arezes

Sem comentários:

Enviar um comentário