segunda-feira, 28 de janeiro de 2013


Mensagem do Secretário-Geral da ONU para o
“Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto”

Para assinalar a “Memória das Vítimas do Holocausto”, a Escola Básica e Secundária de Ponte da Barca promove, ao longo desta semana, diversas atividades, desde exposições a projeções de filmes e de documentários.
Trata-se de uma iniciativa que pretende despertar a consciência cívica para a defesa dos direitos humanos, na sequência do “Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto” que ontem se assinalou, por decisão da Assembleia-Geral da ONU.
O tema deste ano – “Resgate durante o Holocausto: a coragem de se importar” – presta homenagem àqueles que arriscaram as suas vidas e das suas famílias para salvar judeus e outros da morte quase certa sob o regime nazi.
Algumas dessas histórias alcançaram destaque icónico, como a história de Aristides de Sousa Mendes ou de Raoul Wallenberg, diplomatas que ajudaram a salvar dezenas de milhares de judeus.
“Mas as histórias de muitos dos salvadores são conhecidas apenas por aqueles que beneficiaram dos seus atos corajosos", lembra o Secretário-Geral da ONU, Ban Ki-moon, na sua mensagem para Dia Internacional:
 

Sem comentários:

Enviar um comentário