domingo, 27 de janeiro de 2013


Memória das Vítimas do Holocausto

Celebra-se hoje, 27 de janeiro, o aniversário da libertação do Campo de Concentração de Auschwitz, efeméride que, por deliberação da Assembleia-Geral das Nações Unidas, é o Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto. 
Para assinalar esta data, a Escola Básica e Secundária de Ponte da Barca desenvolve, ao longo desta semana de 28 de janeiro a 1 de fevereiro, um conjunto de atividades com o objetivo de aprofundar a consciência cívica dos membros da comunidade escolar, assim como a memória de uma das manchas mais negras da História da Humanidade.
O programa inclui exposições, projeção de filmes seguida de debate e ainda a exibição de documentários alusivos ao tema.
Ao longo da semana, no átrio do bloco C da Escola sede do Agrupamento, está patente a exposição “O Álbum de Auschwitz” e, na Biblioteca Escolar, rodam documentários e músicas e estão em destaque livros e fotografias que evocam as vítimas do Holocausto, na II Guerra Mundial.
Por sua vez, as tardes de quarta e de sexta são dedicadas ao cinema, com a projeção, no auditório do polo 1, dos filmes “O rapaz do pijama às riscas” e “A lista de Schindler”, respetivamente.
Esta é uma iniciativa do Grupo Disciplinar de História em articulação com a Biblioteca Escolar e o apoio do Grupo de Educação Visual, conscientes de que “aqueles que ignoram o passado estão condenados a repeti-lo”.
A Organização

Sem comentários:

Enviar um comentário