quarta-feira, 23 de maio de 2012

“LEITURA E FAMÍLIA”




Integrada na Feira do Livro do Município, e numa parceria entre a Câmara Municipal, o Departamento de Línguas e a Biblioteca Escolar do Agrupamento de Escolas, decorreu no passado 21 de maio, uma palestra subordinada ao tema “LEITURA e FAMÍLIA”, orientada pela professora Bernardete Costa, com o objetivo de sensibilizar pais, educadores e educandos para as vantagens da leitura em família.
A intervenção da palestrante centrou-se na importância da leitura nas várias faixas etárias, mas de um modo particular na necessidade de criação de condições facilitadoras para a mesma desde tenra idade. Neste sentido, deixou um desafio a pais e educadores para a necessidade de encontrar tempo para lerem em voz alta pequenas histórias às crianças, estimulando deste modo o seu imaginário. O leitor do futuro começa ainda no berço, ou até mesmo no útero materno.
Prosseguiu a sua apresentação, explicitando as potencialidades e / ou virtualidades da leitura, sobretudo nos tempos em que o livro tem concorrentes poderosos como sejam as novas tecnologias e os seus atrativos imediatistas.



Como forma de motivação e enquadramento da atividade, foram apresentadas experiências de leitura, dramatizações de pequenos textos/poemas, textos musicados por alunos/turmas dos diferentes níveis de ensino do Agrupamento (desde o Pré-Escolar até ao Ensino Secundário).


Prof. António Rocha

Sem comentários:

Enviar um comentário