terça-feira, 22 de maio de 2012

Concurso

“Como seria a vida sem os media?”

A Rede de Bibliotecas Escolares e o Plano Nacional de Leitura, associando-se a várias entidades ligadas à comunicação e à educação para os media, promoveram um concurso que se traduziu na elaboração de um slogan, subordinado à questão “Como seria a vida sem os media?”.
Conseguimos, hoje, imaginar a vida sem telemóvel, televisão ou computador? Uma vida onde não dispuséssemos de internet? Uma vida sem livros, jornais, revistas ou cinema? Uma vida onde não existisse consola de jogos, mp3, mp4, tablets, youtube, facebook ou outros dispositivos e redes de comunicação recentes? Como seria essa vida? Que sentido teria? Que sentimento nos provocaria?
A Escola Básica e Secundária Diogo Bernardes aceitou o desafio e participou nos dois escalões do certame: primeiro escalão (alunos dos 1.º e 2.º ciclos do Básico) e segundo (alunos do 3.º Ciclo e do Secundário).
Depois de uma análise dos trabalhos apresentados, o Júri da Escola escolheu estes dois textos que representarão o Agrupamento na fase nacional do concurso:
1.º escalão:
A Vida sem os media – a escuridão das mentes, o isolamento das nações, a negação do progresso… – não seria vida!
Inês Barbosa Costa, 5.º ano

2.º escalão:

Eles não sabem nem sonham
Que os media comandam a vida,
Que nem mesmo que o homem sonhe
O mundo não pula nem avança
Sem os media na nossa vida.

Não há forma de mudança!
Eduarda Manuel Amorim Matos, 12.º ano

Sem comentários:

Enviar um comentário