quarta-feira, 26 de março de 2025

Semana da Leitura entusiasma os mais novos

Encontros com autores, partilhas de leitura de estórias com ilustrações, poemas e lengalengas, dramatizações, animações musicais e cinema foram algumas das atividades que deram vida à Semana da Leitura que, de 17 a 21 de março, mobilizou a Educação Pré-escolar (EPE) e os 1.º e 2.º Ciclos do Agrupamento de Escolas de Ponte da Barca.

Promovida pela Biblioteca Escolar, em articulação com os Departamentos da EPE, do 1.º Ciclo e de Expressões, a Semana envolveu famílias, alunos e professores, proporcionando um conjunto de experiências significativas no âmbito do livro e da leitura, com o aprofundamento da apetência pelo universo literário e artístico em geral.

O ambiente festivo foi oferecido pelos momentos dinamizados pelos docentes de Educação Musical, Daniela Pereira e Paulo Franco, e ainda pelo professor Osvaldo Martins (EMRC), cantando com os alunos músicas alusivas a Camões, à primavera e ao Dia do Pai.

Logo na segunda-feira, a autora Marisa Cambão visitou as EB de Crasto, Entre Ambos-os-Rios e Diogo Bernardes, onde, a partir da sua obra “As viagens da Nina”, desenvolveu uma interação criativa com os mais novos, centrada na importância de uma alimentação saudável, para crescer com um coração forte.

No último dia, foi a fez de Sandra Lima visitar a EB Diogo Bernardes, para uma animada conversa à volta dos afetos, dos sentimentos e das vivências, tendo como referência e inspiração as suas obras “Diário de uma marioneta e outros contos de fantoches” e “De onde vêm os abraços?”.


Ao longo da Semana, foi muito importante a participação das famílias, pois ajudou a fortalecer o vínculo com a leitura e reforçou esta prática como um trabalho conjunto, que vai para além das portas da sala de aula.

Em termos globais, a Semana da Leitura traduziu-se num balanço muito positivo: celebrou a leitura como ferramenta de aprendizagem, de partilha e de união; proporcionou momentos de reflexão; despertou/ aprofundou o gosto pelo livro e pela leitura; aplaudiu manifestações artísticas como a literatura, a música, o teatro, o cinema e a expressão plástica; fomentou a conexão entre todos os envolvidos; contribuiu para um ambiente mais enriquecer, inspirador e transformador.

A Organização

Sem comentários:

Enviar um comentário