segunda-feira, 21 de junho de 2021

OPINIÕES DE SEGUNDA

 Um tema que nos toca a todos!

A violência doméstica é um crime público que a pandemia e os períodos de confinamento ajudaram a agravar.

Face a este problema, o exercício da cidadania responsável exige o contributo de todos. Daí que Sofia Bastos lance um apelo: “Estejamos atentos às pessoas que nos rodeiam!”.

"Estejamos atentos às pessoas que nos rodeiam!"

Em Portugal, são mortas três mulheres por mês, vítimas de violência doméstica.

A violência doméstica é todo um padrão de comportamentos (violência ou outro tipo de abuso) que ocorre num contexto doméstico, entre os casais ou contra crianças e idosos.

Dados recentes demonstram que a violência doméstica continua a atingir sobretudo as mulheres (83% das queixas). Em 2020, ano marcado pela pandemia, foram registados, em Portugal, 683 casos de violência doméstica durante o isolamento, período de tempo em que as vítimas ficaram mais expostas aos seus agressores.

O Código Penal Português prevê e pune o crime de violência doméstica. Esta assume a natureza de crime público, o que significa que o procedimento criminal não está dependente de queixa por parte da vítima, bastando uma denúncia numa Esquadra da PSP, num Posto da GNR, ou diretamente no Ministério Público.

Estejamos atentos às pessoas que nos rodeiam!

Linha de apoio – 800 202 148. 

Nas palavras de Jean-Paul Sartre, filósofo, escritor e crítico francês, “A violência, seja qual for a maneira como ela se manifesta, é sempre uma derrota.”

Sofia Bastos, 12.º ano.

Sem comentários:

Enviar um comentário