quarta-feira, 16 de junho de 2021

 Alunos entregam donativo aos Bombeiros

Os alunos das turmas A, B e C do 8.º ano entregaram à Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Ponte da Barca o montante de 545 euros, angariados com a distribuição de “O Cavaleiro da Dinamarca EnQUADRAdo”, um livro por eles produzido, sob a liderança da professora de Português, Rosa Maria Arezes.

A sessão decorreu na escadaria da entrada da Escola Secundária e contou com a presença do Diretor do Agrupamento, do Presidente da Câmara Municipal, do Presidente da Direção dos Bombeiros, do Comandante do Corpo Ativo e ainda de professores envolvidos no projeto.

Publicado com o patrocínio do Município de Ponte da Barca, o livro é um reconto em quadra popular da obra “O Cavaleiro da Dinamarca”, de Sophia de Mello Breyner, com ilustrações também da autoria dos alunos, sob a orientação dos professores de Educação Visual. 


Nas suas intervenções, tanto o Diretor, Carlos Louro, como o Presidente da Autarquia, Augusto Marinho, enalteceram a qualidade do trabalho realizado e, sobretudo, o gesto de cidadania ativa e de sensibilidade humanitária, traduzido na vertente solidária de aplauso e ajuda ao trabalho altruísta dos nossos Soldados da Paz.

Carlos Louro fez mesmo questão de partilhar uma mensagem enviada pelo Secretário de Estado Adjunto e da Educação, Carlos Costa, felicitando o Agrupamento e os promotores do projeto que, entretanto, já conheceu novos desenvolvimentos, com a criação colaborativa de um roteiro da peregrinação do Cavaleiro no “Google Earth WEB” e, em articulação com o Agrupamento de Escolas D. Maria II (Braga), a leitura da obra em linguagem gestual, a ponto de estes materiais passarem a integrar os recursos disponibilizados pelo Plano Nacional de Leitura.

A sessão de entrega do donativo foi valorizada com intervenções musicais de alunos e com uma demonstração levada a cabo por dois elementos do Corpo Ativo, que apresentaram o equipamento e as potencialidades de socorro de um Veículo Urbano de Combate a Incêndios (VUCI).

A Organização

Sem comentários:

Enviar um comentário