quarta-feira, 17 de fevereiro de 2016

Visita de estudo ao Museu D. Diogo de Sousa e Mosteiro de Tibães


Decorreu mais uma visita de estudo dos alunos da Escola Secundária de Ponte da Barca, que frequentam o 7.º ano de escolaridade.
Esta atividade proposta pelas Edições “Opera Omnia” e BE/CRE foi ao encontro dos objetivos/ finalidades da disciplina de História, contribuindo para o alcance dos objetivos do Projeto Educativo: “Promover o sucesso educativo dos alunos, tendo em vista a sua formação integral” e “desenvolver práticas integradas entre o saber e o saber-fazer, valorizando de forma igualmente equilibrada todas as áreas do conhecimento”.
Os alunos visitaram o Museu D. Diogo de Sousa e o Mosteiro de Tibães, com o propósito de contribuir para a valorização do património arqueológico e arquitetónico local, como estratégia para a preservação da memória coletiva; consolidar conhecimentos adquiridos (o Mundo Romano no apogeu do Império; a Romanização do nosso território e a vida quotidiana no Império Romano; a arte portuguesa do século XVIII; a arte e a mentalidade barrocas); mobilizar e aplicar conhecimentos das várias áreas disciplinares envolvidas; despertar nos alunos o interesse pelo passado, para melhor compreender o presente; promover a interdisciplinaridade; fomentar valores de autonomia, partilha e entreajuda; desenvolver o espírito crítico e a curiosidade intelectual; proporcionar momentos de convivência e cooperação entre alunos e professores.
Os alunos mostraram-se muito interessados, fazendo intervenções, pondo questões pertinentes e revelando grande entusiasmo.
A professora de História,
Maria Paula Santos Silva

Sem comentários:

Enviar um comentário