sexta-feira, 19 de fevereiro de 2016

Alunos aplaudem adaptação teatral de “O Rapaz de Bronze”
  

Os alunos do 4.º ano e a turma do 5.º D da Escola Básica Diogo Bernardes assistiram a uma adaptação teatral da obra “O Rapaz de Bronze”, de Sophia de Mello Breyner Andresen, pelo Grupo de Teatro da Escola Básica e Secundária de Paredes de Coura.
O espetáculo aconteceu no auditório da Casa de Santo António do Buraquinho e proporcionou aos discentes uma magnífica abordagem de um livro indicado pelas Metas Curriculares para o trabalho de educação literária no 5.° ano e recomendado pelo PNL para leitura autónoma. 
Com esta atividade, tiveram oportunidade de apurar a sua sensibilidade estética, apreciando os múltiplos códigos cénicos que os seus colegas atores fizeram questão de exibir em palco, nomeadamente, adereços, movimento, cor, som e voz.
A adaptação teatral proporcionou ainda um excelente contributo em termos de enriquecimento cultural, favorecendo o sucesso educativo, ao mesmo tempo que reforçou o intercâmbio entre as duas instituições escolares, na sequência, aliás, do que já vem acontecendo de há alguns anos a esta parte.
Uma palavra de aplauso ao excelente desempenho do Grupo de Teatro da EBS de Paredes de Coura, sob o orientação da professora Ana Costa, e também um agradecimento pela disponibilidade que manifesta para, em articulação com a Biblioteca Escolar, partilhar mais uma vez o seu trabalho com alunos de Ponte da Barca, que se mostraram encantados, aplaudindo com entusiasmo.
Constituída por quatro capítulos (As flores, O Gladíolo, Florinda e A Festa), a obra apresenta-nos um jardim maravilhoso, onde existe uma estátua que, à noite, se enche de vida e reina sobre todas as plantas, com justiça e sensatez. Florinda conhece o Rapaz de Bronze e vive uma dessas noites mágicas em que a verdadeira natureza dos seres se revela.
Prof. Luís Arezes

Sem comentários:

Enviar um comentário