Alunos do 5.º ano viajam pela
História Local
Os alunos do 5.º ano participaram numa sessão sobre
História local, dinamizada pela Biblioteca Escolar/ Centro de Recursos
Educativos, em articulação com a disciplina de Oferta Curricular Complementar
(OCC), lecionada pelo prof. Paulo Castro.
No âmbito da unidade “História
e Cultura locais”, a iniciativa proporcionou a cada uma das seis turmas uma
viagem no tempo, centrada na temática “Origem de Ponte da Barca, terra natal de
Diogo Bernardes”.
Sob a orientação do professor Luís Arezes, coordenador
da equipa da Biblioteca Escolar, os alunos recuaram com grande interesse e
curiosidade aos séculos medievais dos peregrinos de Santiago de Compostela e da
travessia do rio Lima na “Barca” e, posteriormente, na “Ponte da Barca”.
Particular atenção mereceu o glorioso mês de outubro
de 1386, quando Ponte da Barca foi “Capital do Reino”, com D. João I e a sua
numerosa comitiva de cerca de dois mil homens aqui estiveram acampados, durante
23 dias.
Os primórdios da Terra da Nóbrega, sob a proteção da
fortaleza com o mesmo nome, o castelo de Lindoso e os mosteiros românicos de
Bravães, S. Martinho de Crasto e Vila Nova de Muía constituíram outras etapas desta
viagem que, num segundo momento, acompanhou o percurso de vida de Diogo
Bernardes.
“O Poeta do Lima”, que é o patrono da Escola Básica
de Ponte da Barca, fascinou os alunos, com os momentos de glória da sua
existência, mas também com os períodos negros que conseguiu vencer.
Entre estes, destaque para o desastre de Alcácer
Quibir, no dia 4 de agosto de 1578, onde o poeta se encontrava para cantar a
grandeza da sonhada vitória que, afinal, redundaria numa profunda tragédia.
Passados mais de quatro séculos, os alunos do 5.º
ano aperceberam-se ainda das marcas da presença de Diogo Bernardes na sua terra
natal, seja na rua com o seu nome, seja no Jardim dos Poetas, seja na
Universidade Sénior e na Escola Básica.
Com esta atividade centrada na História e Cultura
locais, procurou-se avivar a memória e reforçar a identidade e sentido de
pertença dos alunos a uma comunidade multissecular, aprofundando a sua
autoestima, seguros de que só podemos amar aquilo que conhecemos.
A Organização
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