quarta-feira, 11 de novembro de 2015

Animação teatral fascina 
alunos da Educação Pré-escolar e do 1.º Ciclo


Os alunos da Educação Pré-escolar e do 1.º Ciclo participaram numa divertida animação inspirada no livro do concurso de leitura selecionado para cada um destes dois escalões.
Ao longo de três dias, o ator Rui Ramos esteve na Escola Básica Diogo Bernardes, em Ponte da Barca, e também nas Escolas Básicas de Crasto e de Entre Ambos-os-Rios, dinamizando sessões com todos os alunos destes ciclos de ensino.
Para os mais pequenos, o animador teatralizou “A Viagem do Senhor Gato Gatarrão e da Tartaruga Lentidão”, de Elisa Sá Costa e ilustrações de Ana Fonseca, enquanto os miúdos do 1.º Ciclo foram presenteados com histórias retiradas da obra “Lendas Encantadas”, da autoria de Elisa Sá Costa com ilustrações de Vasco Gargalo.
Foi uma experiência muito enriquecedora, em que os alunos sentiram de uma forma intensa o fascínio pelo livro e pela leitura e tiveram oportunidade de vivenciar a beleza da expressão teatral nos seus múltiplos códigos, nomeadamente, a voz, a mímica, o movimento, a caracterização e os adereços.

Estas sessões foram possíveis graças à parceria existente entre o Agrupamento e as edições Opera Omnia e inserem-se no âmbito do projeto “À conversa com…”, dinamizado pela Biblioteca Escolar, com o objetivo de aprofundar a apetência pelo livro e pelo universo fantástico da leitura.
Prof. Luís Arezes

Sem comentários:

Enviar um comentário