sábado, 7 de novembro de 2015

Alunos do 2.º Ciclo conversam com autora
de “As Cinco Ânforas de Ouro”


Os alunos do 2.º Ciclo do Agrupamento de Escolas de Ponte da Barca participaram num encontro com a autora de “As Cinco Ânforas de Ouro”, obra selecionada para o concurso de leitura deste nível de escolaridade.
Ao longo de três sessões, Joana Luísa Matos interagiu com todos os alunos das 12 turmas dos 5.º e 6.º anos de escolaridade, partilhando a sua paixão pela leitura e pela escrita, pelo canto e pelo teatro.
Foi uma experiência muito intensa, com a convidada – uma “escritora por acaso”, como se autodefiniu – a fazer apelo à importância dos valores privilegiados na obra, tais como a amizade, a solidariedade, a esperança, o trabalho e o amor.
“São cinco valores básicos para a nossa vida, para sermos boas pessoas, mas há outros que também são muito importantes”. E a autora, que profissionalmente é médica dentista, fez questão de alargar a sua reflexão neste âmbito. Num interessante diálogo com os alunos, conduziu uma fascinante viagem pelo mundo da tolerância, do respeito, da honra, da lealdade, da justiça, da liberdade, da fé/confiança…
Sempre num registo de grande proximidade e num tom muito afetivo, Joana Matos encantou os alunos com a paixão que coloca em tudo quanto faz, afirmando-se como uma forte inspiração para todos, não só em termos de gosto pela leitura e pela escrita, mas também de amor à vida.
Com o espaço decorado na perfeição, graças à dedicação dos professores Júlio Martins, Ana Paula Braz, Cândida Gama, Carmem Coelho e Julieta Mendes, as sessões despertaram grande entusiasmo nos alunos que, previamente, haviam trabalhado a obra, com o apoio da Biblioteca Escolar e dos docentes de Português.
Satisfeita ficou também a escritora, que disse partir de Ponte da Barca “com a alma cheia, plena de alegria e de vontade de escrever mais e de crescer”.
Recorde-se que estes encontros resultam da parceria existente entre o Agrupamento e as edições Opera Omnia e inserem-se no âmbito do projeto “À conversa com…”, dinamizado pela Biblioteca Escolar.
Prof. Luís Arezes 

Sem comentários:

Enviar um comentário