segunda-feira, 27 de outubro de 2014

Cinco alunas do secundário
falam aos colegas sobre o prazer de ler

O “Dia da Biblioteca Escolar” – 27 de outubro – foi assinalado na Escola Básica e Secundária com uma sessão de promoção do livro e da leitura, dinamizada por cinco alunas do ensino secundário.No auditório do polo 2, as convidadas pela BE/CRE partilharam com colegas do 5.º ano (turmas A, B e E) as suas experiências de leitoras e a paixão que sentem pelo livro.

Na esperança de despertar nos mais novos a curiosidade e o desejo de ler, cada uma das cinco apresentou uma obra de que gostou muito e que, por isso mesmo, recomendou aos colegas.
Mariana Antunes (12.º ano) foi mesmo mais longe e fez questão de dar a conhecer três títulos que a entusiasmaram: “Leandro, Rei da Helíria”, de Alice Vieira; “As gémeas no Colégio de Santa Clara”, de Enid Blyton; e “Gosto deles porque sim”, de Lara Xavier.
De Alice Vieira foi também o livro que Catarina Gomes (10.º ano) escolheu – “Rosa, minha irmã Rosa” –, enquanto Mariana Lopes (10.º ano) falou da obra “Diário cruzado de João e Joana”, de Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada.


Por fim, Marta Costa e Cristina Azevedo, ambas a frequentar também o 10.º ano, partilharam o gosto que sentiram ao ler, respetivamente, “Aventuras na Escola – uma rapariga rebelde”, de Enid Blyton, e “O Principezinho”, de Antoine de Saint-Exupéry.
Foi assim que a BE/CRE celebrou esta efeméride, subordinada ao tema “A tua biblioteca escolar: um mapa de ideias”. Entre os participantes ficou a certeza de que se tratou de uma experiência muito interessante e proveitosa.
Parabéns a todos e, de um modo especial, às cinco “voluntárias” da leitura que, com toda a disponibilidade e entusiasmo, aceitaram o convite da Biblioteca Escolar.
Prof. Luís Arezes (BE/CRE)  

Sem comentários:

Enviar um comentário