segunda-feira, 13 de outubro de 2014

Alunos do 9.º ano debatem métodos de estudo

Os alunos do 9.º ano, percurso regular, participaram numa sessão centrada nas metodologias de estudo, respondendo, assim, ao desígnio estratégico do “Projeto Educativo” do Agrupamento que consagra a importância de “Educar para a autonomia e para o espírito crítico, suscitando nos alunos a apropriação de metodologias e técnicas de trabalho”.
A ação foi dinamizada pelo coordenador da equipa da Biblioteca Escoar / Centro de Recursos Educativos, em articulação com as respetivas Diretoras de Turma e as docentes de Português.
Em sessões que decorreram turma a turma, os finalistas do Ensino Básico analisaram alguns princípios para um estudo produtivo e reforçaram a consciência de que estudar é uma atividade que se aprende, tal como nadar ou andar de bicicleta, pelo que o treino é fundamental.
Numa perspetiva muito prática, verificaram a importância da motivação e da dedicação ao estudo e registaram um conjunto de técnicas de leitura, assim como diversas orientações para estudar e aprender, sabendo rentabilizar de maneira eficiente o trabalho.
Porque mais importante do que estudar é SABER ESTUDAR
Estudantes e respetivos encarregados de educação podem aceder aqui aos materiais “Saber Ler” e “Saber Estudar” que serviram de guião, neste trabalho de promoção das literacias da leitura e da informação e, portanto, do sucesso educativo.

Prof. Luís Arezes

Sem comentários:

Enviar um comentário