“LIBERDADE É…”
No
âmbito das comemorações dos 50 anos do 25 de Abril, a Escola Secundária de
Ponte da Barca assinalou o Dia Mundial da Liberdade (23 de janeiro) com uma
reflexão sobre a Liberdade.
No
início das atividades letivas, os alunos foram convidados a visualizar uma
curta-metragem que explora o desafio da libertação das múltiplas amarras a que
podemos estar sujeitos, seguindo-se um breve debate e o registo, numa tira de
papel, de uma mensagem/ reflexão, dando continuidade à frase “Liberdade é....”.
Em
termos genéricos, os trabalhos, que foram colocados numa tômbola, revelam uma
apurada consciência cívica e uma noção muito clara dos direitos e deveres.
Entre
as centenas de textos, há um que diz “não sei o que é”; alguns referem, de uma
forma redundante, “Liberdade é… ser livre” ou, então, simplesmente, “poder
fazer o que se quiser”; a maioria, porém, revela um bom nível de reflexão, com
alusão a aspetos relevantes deste direito consagrado pelas sociedades
democráticas.
Eis
alguns exemplos dos textos que, entretanto, foram afixados num mural, à entrada
do Bloco C da Secundária:
“Liberdade
é… o direito de agir, pensar e expressar-se sem opressão ou discriminação”;
“Liberdade
é… autonomia, autodeterminação, independência”;
“Liberdade
é… como o vento, não podemos vê-la, mas podemos sentir a sua presença e o seu
poder”;
“Liberdade
é… responsabilidade”;
“Liberdade
é… como o sol. É o bem maior do mundo!”;
“Liberdade
é… essencial à dignidade humana, é um direito básico e uma pedra angular de uma
sociedade feliz, autónoma e produtiva”;
“Liberdade
é… ter a possibilidade de ser eu mesma, poder fazer escolhas e viver sem medo”;
“Liberdade
é… um valor a que todos aspiramos, ainda que, no mundo que corre, não passe,
cada vez mais, de uma aspiração inglória!?”;
“Liberdade
é… um direito universal que concede ao homem a possibilidade de usar todas as
suas capacidades para o bem de si e de todos”;
“Liberdade
é… sermos nós próprios”;
“Liberdade
é… é viver sem restrições”;
“Liberdade
é… aproveitar a vida ao máximo, poder amar, escolher, opinar. Ser um homem que
sabe cumprir tanto os direitos como os deveres”;
“Liberdade
é… ter opinião própria, ter opção de escolha, decidir as minhas ações”;
“Liberdade
é… felicidade”;
“Liberdade
é… renegar a opressão. Rasgar as cordas que nos mantêm oprimidos. Ter uma voz
própria. Ser feliz”;
“Liberdade
é… um direito que devemos usar com responsabilidade”;
“Liberdade
é… conquistarmos o que ainda não foi conquistado”.
Por
esta amostra, é possível concluir que a comunidade discente da Secundária de
Ponte da Barca tem plena consciência da importância desta conquista de Abril e
da necessidade de se cultivar, permanentemente, o valor da Liberdade.
A
iniciativa – que se integra num plano alargado de ações comemorativas da
Revolução dos Cravos – partiu do Projeto Cultural de Escola, em articulação com
a Biblioteca Escolar, e contou com a cooperação dos professores das diversas
áreas disciplinares.
A Organização
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