segunda-feira, 21 de março de 2022

OPINIÕES DE SEGUNDA

O horror da guerra

Com a guerra na Ucrânia na quarta semana, Bruno Cunha dá a sua opinião sobre o assunto. Diz ele que “se trata de um comportamento bárbaro e desumano”, uma “uma opção inaceitável, pela destruição, sofrimento e morte que causa.”

E a pergunta que coloca parece muito simples: “Será que não existem outras formas de resolver as diferenças?”.

"A guerra é uma opção inaceitável,
pela destruição, sofrimento e morte que causa."

Um comportamento bárbaro e desumano – O tema que escolhi para dar a minha opinião é a guerra. Tal como todos sabemos, guerra é um confronto entre dois ou mais grupos distintos que usam armas para aniquilar o inimigo e, por isso, guerra é sinónimo de destruição e de morte.

Na minha perspetiva, a guerra é algo desnecessário porque se trata de um comportamento bárbaro e desumano, que provoca não só destruição, mas, sobretudo, um sofrimento infinito, com mortes sem conta e o luto dos que perdem familiares e amigos.

Nas últimas semanas, a guerra entrou no nosso dia a dia e estamos a acompanhar vários países com a sua população a viver aterrorizada com o fantasma da guerra e a comunidade internacional a não conseguir esconder a sua preocupação face ao que se está a passar na Ucrânia.

O simples facto de alguém não acreditar nas mesmas crenças que eu ou não ter a mesma ideologia ou visão da sociedade tornou-se um motivo para começar uma guerra. A minha pergunta é: Será que não existem outras formas de resolver as diferenças?

O mundo viveu os piores anos da sua História durante a Primeira e a Segunda Guerras Mundiais. Em apenas oito anos, estas duas tragédias vitimaram dezenas e dezenas de milhões de pessoas inocentes, números que deveriam ser suficientes para que nunca mais isto voltasse a acontecer, mas, a cada dia que passa, percebemos que podemos estar cada vez mais perto de uma terceira guerra mundial.

Resumindo e concluindo, a guerra é uma opção inaceitável, pela destruição, sofrimento e morte que causa. Com outras soluções, resolver-se-iam os problemas, de uma forma mais eficaz e sem ninguém sofrer.

Bruno Cunha, 12.º ano.

Sem comentários:

Enviar um comentário