segunda-feira, 10 de janeiro de 2022

OPINIÕES DE SEGUNDA

Mazelas da Escola do século XXI

No início das atividades letivas do segundo período, Ana Carolina Amorim fala do ensino e dos desafios da Escola do século XXI.

Na sua opinião, “o atual sistema de ensino continua preso no século passado, criando, assim, problemas psicológicos nos estudantes e matando a sua criatividade.”

Para ler, refletir e atuar…

"O atual sistema de ensino continua preso no século passado".

O atual sistema de ensino mata a criatividade – Vivemos numa sociedade onde o ensino passou a ser obrigatório, algo que, para ser atingido, implicou uma luta imensa. No entanto, será o sistema de ensino o mais correto? Ou não será ele o assassino da criatividade dos jovens?

Bem, apesar de estarmos no século XXI, o sistema ficou preso no século XX. Basta pensar na maneira como os jovens, desde crianças, são obrigados a decorar uma certa quantidade de matéria, para aplicar num teste, sem dar uso à sua criatividade, deixando, assim, adormecida essa parte do nosso cérebro. O pior é que, ao longo da nossa vida, grande parte dessa matéria que somos obrigados a decorar durante os 12 anos da escolaridade obrigatória é deveras inútil, enquanto a criatividade descurada nos ajuda a ultrapassar todos os problemas do nosso dia a dia.

Por outro lado, a pressão que o corrente sistema de ensino coloca nos alunos provoca também problemas psicológicos em grande parte deles – situações como a ansiedade e a depressão –, ao não conseguirem os resultados esperados, apesar de muito estudo.

Além disso, a quantidade de matérias para estudar e a quantidade de trabalhos que levamos para casa limitam em muito o tempo que temos para passar com os amigos e família.

Em suma, o atual sistema de ensino continua preso no século passado, criando, assim, problemas psicológicos nos estudantes e matando a sua criatividade.

Ana Carolina Amorim, 12.º ano.

Sem comentários:

Enviar um comentário