segunda-feira, 26 de abril de 2021

OPINIÕES DE SEGUNDA

Decidir quem queremos ser

Nos tempos que correm, são inúmeras as pressões que os jovens sentem. Nas palavras da Ana Catarina Gomes, parece que “só os melhores é que serão gente, só os melhores é que terão o mundo na mão…”

E, no entanto, há muitos outros caminhos, igualmente válidos. Daí o seu alerta: “é necessário que haja margem para decidirmos quem queremos ser, que mundo queremos ter na mão.”

"Caros adultos, (...) deixem-nos voar..."

Decidir quem queremos ser – Ser jovem nos dias de hoje não é tarefa fácil, contrariamente ao que os adultos teimam em afirmar.

É verdade que temos mais do que é essencial; é verdade que nos encontramos na era digital que abre as gavetas, as janelas e as portas de todos os saberes. E, por isto, os adultos que têm a nossa educação nas mãos, pais e professores, sentem-se no direito de nos exigir mais e melhor, a excelência é a meta a atingir. Na verdade, só os melhores é que serão gente, só os melhores é que terão o mundo na mão…

Para não frustrarmos estas expectativas, incutidas desde muito cedo, perdemos o tempo de ser criança e ganhamos umas quantas preocupações. E se não formos essas pessoas bem-sucedidas? Que futuro é que nos aguarda? Lançam-nos estas inquietações sob o pretexto de que querem o melhor para nós. Não duvidamos. Só que, ilustres adultos, os tempos são outros, mas as apoquentações inerentes ao processo de crescimento são as mesmas. Como podem ter esquecido? Todos vós já calçastes estes sapatos! 

É decisiva a vossa presença nesta passagem de jovem para adulto, mas também é necessário que haja margem para decidirmos quem queremos ser, que mundo queremos ter na mão.

Se a nossa escolha não é a vossa, não significa que seja um erro, é apenas um caminho diferente que todos vós, adultos, estais convidados a pisar, a iluminar.

Por isso, caros adultos, deixem-nos, como jovens, ainda que sob o vosso olhar/ presença amiga, protetora, acalentadora, voar…

Ana Catarina Gomes, 11.º ano.

Sem comentários:

Enviar um comentário