terça-feira, 10 de maio de 2016

Ponte da Barca em destaque na sessão nacional
do Parlamento dos Jovens / Básico


A equipa da Escola Básica e Secundária de Ponte da Barca, constituída pelos alunos do 9.º ano Sara Arezes e Vasco Ribeiro, esteve em destaque na sessão nacional do Parlamento dos Jovens 2016 / Ensino Básico, que decorreu na Assembleia da República, nos dias 2 e 3 de maio.
Representando o Alto Minho, juntamente com a EBS de Barroselas e o Colégio de Campos, a comitiva barquense teve uma participação muito relevante, com Sara Arezes a desempenhar as funções de porta-voz distrital.
A assertividade e convicção das suas intervenções mereceram o aplauso geral, de tal forma que o “Projeto de Recomendação” apresentando pelo Distrito de Viana do Castelo foi aprovado na íntegra em sede de Comissão, que integrava ainda Aveiro, Lisboa, Faro, Madeira e Braga.
Subordinado ao tema genérico “Combate ao Racismo, Preconceito e Discriminação”, o Parlamento dos Jovens prosseguiu com a sessão plenária, tendo os deputados merecido a honra de levar a cabo a discussão do documento final na sala principal do Palácio de S. Bento.
Mais uma vez, o Alto Minho e a sua porta-voz estiveram à altura das suas responsabilidades, convencendo o plenário do mérito das suas propostas.
O balanço final foi muito positivo, como o prova o facto de duas das dez medidas da “Recomendação à Assembleia da República” serem da autoria da nossa delegação.
Para além de ter proporcionado o exercício da cidadania, mediante o debate democrático de ideias e a apresentação de propostas de resolução dos problemas, o Parlamento dos Jovens constituiu uma excelente ação que proporcionou ainda aos seus participantes vivências muito ricas, ao nível do intercâmbio e do contacto com estudantes de todo o País.

Para os alunos Sara Arezes e Vasco Ribeiro – que desde a fase distrital à final nacional foram sempre acompanhados pela professora Madalena Peres – foram dias intensos e memoráveis, também pelas amizades criadas.
A Organização

Sem comentários:

Enviar um comentário