quarta-feira, 18 de maio de 2016

Alunos sentem o fascínio da leitura 

com Raquel Ramos



Alunos do 5.º ano da Escola Básica Diogo Bernardes participaram num interessante encontro com Raquel Ramos, autora de obras como “Episódios da Vida de um Jovem Gato”, “Segredos do Jardim da Casa Grande de Barras Amarelas” e “Diário de Ana Joana: 12 anos, 1,36 m de altura”.


O encontro – que aconteceu no âmbito da programação da Feira do Livro do Município de Ponte da Barca – proporcionou uma animada e produtiva conversa centrada na temática do gosto pela escrita, no processo criativo e também na importância e no prazer da leitura.
Especial atenção mereceu “Diário de Ana Joana: 12 anos, 1,36 m de altura”, uma obra recomendada pelo Plano Nacional de Leitura que os alunos leram com grande entusiasmo, elaborando trabalhos que partilharam com a convidada, o mesmo acontecendo, aliás, com a docente de Português, a professora Paula Calado.

Entre perguntas e respostas, a adolescência e os seus problemas estiveram em análise, tendo os participantes na sessão aplaudido a atitude cívica da Ana Joana e guardado o seu lema de vida, sobretudo nos momentos mais difíceis: “Eu consigo!”.
Outra mensagem que os alunos acolheram com fascínio tem a ver com o valor da companhia dos livros e com o prazer da leitura.
Raquel Ramos deixou este convite aos alunos e fez questão de partilhar com eles a sua própria experiência de leitora, mostrando-lhes que traz sempre um livro no saco, para desfrutar ao longo do dia, nos “bocadinhos” que vai encontrando aqui e acolá…
Biblioteca Escolar

Sem comentários:

Enviar um comentário