segunda-feira, 30 de maio de 2016

Exposição de trabalhos Ensino Especial/ Oficina das Artes


"A Arteterapia promove o encontro da pessoa de si para consigo mesma, de forma suave, lúdica, sem artifícios invasivos e admoestadores. É, sobretudo, sensível às suas necessidades e sonhos de realização!"
“A arteterapia baseia-se no pressuposto de que o processo criativo envolvido na atividade artística é terapêutico e enriquecedor da qualidade de vida das pessoas.”
“Por meio do criar em arte e do refletir sobre os processos e trabalhos artísticos resultantes, as pessoas podem ampliar o conhecimento de si e dos outros, aumentar a sua autoestima, lidar melhor com sintomas, estresses e experiências traumáticas, desenvolver recursos físicos, cognitivos e emocionais e desfrutar do prazer vitalizador do fazer artístico.”
Sylvio Le Sueur


Está patente na Biblioteca Escolar da Escola Básica Diogo Bernardes um conjunto de trabalhos artísticos desenvolvidos no âmbito da estrita colaboração, transdisciplinaridade, entre as Unidades Multidisciplinares de Apoio à Multideficiência e a Oficina das Artes, A.P.A Ed. Visual/ A.P.A. Ed. Tecnológica, bem como das solicitações de colaboração com a Biblioteca Escolar.


Os trabalhos diversificados e multissensoriais versam entre a ilustração, a pintura, a instalação de elementos figurativos, a construção de figuras tridimensionais com aproveitamento de tecidos e de outros materiais reciclados, inspirando-se nas Histórias adaptadas "A que sabe a lua", "A Joaninha vaidosa", "Era uma vez um bruxa", "A girafa que comia estrelas", "O Principezinho", "um Presente de Natal", que, ao longo da programação das Semanas da Leitura decorridas na nossa Escola, serviram o propósito de aprofundar nos alunos o gosto pela leitura e pelas artes numa perspetiva eclética e multissensorial, estimulando as múltiplas inteligências pelo belo, pela sua melhor qualidade de vida, valorização da sua autoestima e respeito pela sua condição humana, produzindo, fruindo e dando a conhecer o seu trabalho, fundamentos subjacentes à filosofia de base da abordagem multidisciplinar inerente à Arte Terapia.
Este trabalho só foi possível graças ao empenho, dedicação, participação entusiasta e partilha de todos os seus intervenientes. Desfrutem!
Prof. José Mário Gonçalves

Sem comentários:

Enviar um comentário