quinta-feira, 8 de janeiro de 2015

"Episódios da vida de um jovem gato"

Acaba de vir a público "Episódios da vida de um jovem gato", da autoria de Raquel Ramos, com ilustração Carla Nazareth.
Editada pela “Trinta por uma Linha”, a obra conta-nos, na primeira pessoa, as aventuras e desventuras de um gato que, destronado com a chegada de um bebé que lhe rouba as atenções, decide fazer-se à vida, abandonando a família e a “casa grande de barras amarelas” onde fora criado.
Somos, assim, envolvidos numa narrativa em que o felino protagonista partilha com o leitor os múltiplos e estranhos incidentes que o vão surpreendendo nesta nova etapa da sua nova vida. É um tempo difícil de aprendizagem, de descoberta – da palavra, da amizade, do amor, da sua paixão, a gata malhada.
Até chegar a este tempo de plenitude, tem, no entanto, de vencer múltiplas situações desesperantes, recusando “continuar a existir como se não existisse”. A lua acabaria por desempenhar um papel fundamental na dinâmica da sua salvação. É ela quem encarrega um velho de o ensinar a ser feliz, porque “toda a gente está sempre a tempo de voltar a ser feliz”! E é com este velho pescador-poeta, com “um coração grande”, que o jovem gato aprende a “pescar palavras” em livros e a compreender o significado de algumas delas. E também a utilizar a palavra “quero” e a fazer as opções certas. Tal como a de regressar a casa.
Numa linguagem cativante e, por vezes, marcadamente poética e repleta de intertextualidades, o livro é uma viagem pelos meandros da existência. Em boa verdade, os equívocos, os desafios, as frustrações, os sentimentos, os sonhos, os episódios da vida deste jovem gato à descoberta da vida revelam-se um diário metafórico e apaixonante das aspirações mais íntimas da condição humana.
É por tudo isto que recomendamos este gato. Por ser jovem, inquieto, aventureiro. Mas, sobretudo, por ser inspirador e oferecer uma lição de Vida e das suas múltiplas cores!
Depois de “Crepes num país de pés tristes”, Raquel Ramos confirma com "Episódios da vida de um jovem gato" a sua veia criativa e afirma o seu espaço junto de um público multifacetado…
Prof. Luís Arezes

Sem comentários:

Enviar um comentário