quinta-feira, 15 de maio de 2014

Projeto “Um Quartzo cheio de brilho”
Valoriza Museu do Quartzo no Barral


No âmbito do projeto “Um Quartzo cheio de brilho”, as turmas 7.º C e 7.º D desenvolveram um conjunto de atividades no Museu do Quartzo, no lugar do Barral (Vila Chã S. João).
Sob a orientação de Nuno Pousada, da Porta do Parque de Lindoso, e de Pedro Araújo, antigo estudante da Escola e mestrando em Ordenamento e Valorização de Recursos Geológicos, os alunos procederam à identificação e catalogação do espólio de cristais de diversos tamanhos, formas e cores, registando o número, a sua importância, assim como o seu estado de conservação.
Divididos em grupos, aproveitaram ainda esta aula de campo realizada em horário extra letivo para conhecer o Centro Mariano de Nossa Senhora da Paz e o extraordinário altar da cripta da capela, constituído por um enorme bloco de quartzo cristalizado, o maior existente em Portugal, com cerca de três toneladas.
Numa segunda fase, fizeram um percurso até à exploração da Pedra da Moura, a fim de in loco identificarem e recolherem amostras deste importante recurso natural do Concelho de Ponte da Barca.
Previamente, os alunos já haviam participado numa sessão sobre a Senhora da Paz e o Museu do Quartzo, dinamizada pelo Prof. Luís Arezes, da Biblioteca Escolar.
Ocorrendo na semana em que se completaram 97 anos das aparições do Barral, a sessão centrou-se na história das aparições ao pastorinho Severino Alves, nos dias 10 e 11 de maio de 1917, e ainda como o atual Centro Mariano da Senhora da Paz foi sendo construído, na sequência das celebrações do cinquentenário.
Todas estas atividades aconteceram no âmbito do projeto “Um Quartzo cheio de brilho”, aprovado na 11.ª edição do Prémio Fundação Ilídio Pinho Ciência na Escola que apresenta como tema geral “Ciência e Tecnologia para a rentabilização dos recursos naturais”.
Recorde-se que – segundo os especialistas – poderá existir na zonade Vila Chã um dos principais reservatórios de quartzo da Península Ibérica. De resto, esta rocha é devidamente valorizada na Senhora da Paz, não só pelo Museu, mas também através da capela e do altar da cripta, a que importa acrescentar os monumentos ao Anjo da Guarda, à Paz e ao Sagrado Coração de Jesus.
Equipa do Projeto

Sem comentários:

Enviar um comentário