terça-feira, 13 de maio de 2014

Projeto “Um Quartzo cheio de brilho”
valoriza recurso natural do Concelho 

Os alunos das turmas 7.º C e 7.º D participaram, no dia 5 de maio, numa sessão sobre a Senhora da Paz e o Museu do Quartzo, no Barral (S. João de Vila Chã). 
Dinamizada pelo coordenador da equipa da Biblioteca Escolar, a sessão aconteceu no âmbito do projeto “Um Quartzo cheio de brilho”, aprovado na 11.ª edição do Prémio Fundação Ilídio Pinho Ciência na Escola.
Os discentes envolvidos tiveram oportunidade de conhecer a história das aparições ao pastorinho Severino Alves, nos dias 10 e 11 de maio de 1917, já lá vão quase 100 anos, e ainda como o atual Centro Mariano da Senhora da Paz foi sendo construído, na sequência das celebrações do cinquentenário.
Particular atenção mereceu o Museu do Quartzo e o seu espólio de cristais de diversos tamanhos, formas e cores, tanto mais que o projeto incide sobre este equipamento, propondo-se colaborar na seleção, organização e catalogação dos exemplares existentes, num processo desenvolvido pelo Dr. Nuno Pousada, técnico da “Porta do Parque de Lindoso”, e ainda por Pedro Araújo, antigo aluno da Escola e mestrando em Ordenamento e Valorização de Recursos Geológicos.
Recorde-se que – segundo os especialistas – poderá existir na zona de Vila Chã um dos principais reservatórios de quartzo da Península Ibérica. De resto, esta rocha é devidamente valorizada na Senhora da Paz, não só pelo Museu, mas também através da capela e do altar da cripta, formado por um bloco cristalizado, com cerca de três toneladas (o maior existente em Portugal), a que importa acrescentar os monumentos ao Anjo da Guarda, à Paz e ao Sagrado Coração de Jesus.
Equipa do Projeto

Sem comentários:

Enviar um comentário