sexta-feira, 22 de março de 2024

50 ANOS DO 25 DE ABRIL

A Liberdade é como um cravo: 

precisa de ser cuidada para não morrer

“A Liberdade pode não durar para sempre. Ela é como um cravo, precisa de ser cuidada e regada, todos os dias, para não murchar e morrer”.

A mensagem foi transmitida por Rui Ramos, no decorrer de uma sessão que dinamizou para os alunos dos 2.º, 3.º e 4.º anos das EB de Crasto e de Entre Ambos-os-Rios.

Inspirado na obra “Miguel e Kiko no 25 de Abril, de Gisela Silva e ilustrações de Susana Lima, o ator e contador de histórias proporcionou uma animada e interativa teatralização sobre os valores de Abril.

Sempre num registo divertido e muito próximo, Rui Ramos conduziu os mais novos por um interessante vigem no tempo, ilustrando as condições de vida e a repressão da ditadura e da PIDE, antes do 25 de Abril, o processo revolucionário e a alegria da chegada da Liberdade, há 50 anos, e o desafio cívico de continuarmos a zelar por este precioso património, que a Revolução dos Cravos nos ofereceu.

As duas sessões – que complementaram as que já haviam sido realizadas, uma semana antes, com Inácia Cruz, para os colegas da EB Diogo Bernardes – inserem-se no âmbito do programa comemorativo dos 50 anos do 25 de Abril, que o Agrupamento está a implementar.

Os encontros com os dois contadores de histórias foram devidamente preparados, num trabalho articulado entre os docentes titulares e a Biblioteca Escolar, que, na hora do conto, fez para cada uma das turmas a leitura expressiva da obra, com uma abordagem reflexiva das grandes conquistas de Abril. 

Biblioteca Escolar

Sem comentários:

Enviar um comentário