segunda-feira, 27 de setembro de 2021

OPINIÕES DE SEGUNDA

 Fazer a diferença!

No dia a dia, há pequenos gestos que podem fazer a diferença e marcar, pela positiva, a nossa vida em sociedade.

Nas palavras de Daniela Costa, são “pequenos passos para a Mudança”, que beneficiam “a nossa paz de espírito e a daqueles que nos rodeiam.”

Uma crónica para ler e…!

"Existem pequenas atitudes diárias que fazem a diferença."

Pequenos passos para a Mudança – Considero que um simples “Bom dia!”, um sorriso ou um aceno podem mudar por completo o dia de alguém. Existem, de facto, pequenas atitudes diárias que fazem a diferença.

Felizmente, vivemos num meio que disponibiliza diversas maneiras de contribuir positivamente para a sociedade. Um simples sorriso, pequenas doações de bens essenciais que já não são utilizados, compras em mercados locais e ecológicos, reciclagem e muito mais. São ações simples que fazem a diferença para imensas pessoas e com consciência ambiental.

No início deste ano letivo, um professor disse: “Coloquem-se no lugar dos refugiados, daqueles que sofrem com o aquecimento global, daqueles que não têm um livro para ler ou nem sequer sabem ler. Temos tudo, porém, reclamamos muitas vezes por coisas fúteis.” Esta frase sensibilizou-me e fez-me refletir sobre o que cada indivíduo pode fazer para contribuir positivamente na sociedade.

Apesar do meu optimismo, estou ciente de que o ser humano é egocêntrico, é invejoso. Se recorrermos à História, confirmamos que muitas das crises mundiais ocorreram devido a este egocentrismo. Mas a globalização e as TIC, apesar do perigo da desinformação, oferecem informação e, por isso, a possibilidade de conhecimento, sensibilizando mais o mundo para mudanças necessárias.

Na minha opinião, devemos dar o melhor de nós todos os dias, demonstrar compaixão pelos outros e ajudar no que for possível, com verdade e lógica, e isso beneficiará a nossa paz de espírito e a daqueles que nos rodeiam.

Daniela Costa, 12.º ano.

Sem comentários:

Enviar um comentário