segunda-feira, 20 de setembro de 2021

OPINIÕES DE SEGUNDA

 O amor de ontem e de hoje

No início de um novo ano letivo, o “Opiniões de Segunda” regressa ao convívio do leitor, começando por refletir sobre um tema intemporal – o amor.

Mudam-se os tempos, mudam as mentalidades, mas – nas palavras de Christian Ventura – “o amor é e será sempre um sentimento bonito.”

"O amor é e será sempre um sentimento bonito."

O amor hoje não é o mesmo amor de antigamente – Às vezes, olhamos para os nossos avós e perguntamo-nos como é que eles fizerem para estarem eternamente juntos. Como conseguiram estar unidos durante quarenta, cinquenta, sessenta anos, até ao fim das suas vidas, sem se terem violentado um a outro. Ninguém, hoje em dia, consegue este feito – o de estarem juntos para sempre.

Antigamente, o amor era mais fácil, mais simples de ser vivido. Um simples olhar era o suficiente para atrair o sexo aposto e, muitas vezes, o compromisso para a vida era assumido pouco depois dos primeiros encontros. Nesse tempo, o amor era vivido mais como um compromisso do que como um sentimento.

Nos dias de hoje, o amor é um sentimento que é vivido de modo diferente. Muitas vezes, associámo-lo a relações que duram pouco tempo ou que não são assumidas como um compromisso sério. Hoje, as redes sociais trouxeram significados diferentes de alguns sentimentos, e o amor é um deles. O amor virtual ocupa, com frequência, o lugar do amor real, com todas as vivências que lhe são atribuídas. Vivem-se relacionamentos virtuais à distância que, quantas vezes, “estragam” relacionamentos sérios que já existiam.

Apesar da necessidade de, cada vez mais, adaptarmos a nossa mentalidade aos tempos modernos, a verdade é que o amor é e será sempre um sentimento bonito.   

Christian Ventura, 11.º ano

Sem comentários:

Enviar um comentário