segunda-feira, 9 de novembro de 2020

 “Opiniões de Segunda” – Sonhar é viver!

Nesta segunda, a Maria Miguel Gusmão sublinha a importância do sonho na vida de cada um. Na sua perspetiva, trata-se de algo vital: “Sonhar é viver. A essência de cada um de nós transmite-se nos nossos sonhos e nas ambições que temos para o futuro”.

Vale a pena ler. E pensar!

                                            “O Homem é do tamanho do seu sonho” (F. Pessoa).

Sonhar é viver! – “Um homem que não se alimenta dos seus sonhos envelhece cedo”, disse William Shakespeare.

Sonhar é algo inerente ao ser humano, é algo de que precisamos. Alimenta a nossa alma, a nossa mente, os nossos sentidos e sentimentos.

Alimentamos sonhos desde tenra idade, porém todos temos alguns que se destacam, alguns que influenciam as nossas decisões e, até me atrevo a dizer, que provavelmente alguns moldam a nossa personalidade. Sonhar é viver. A essência de cada um de nós transmite-se nos nossos sonhos e nas ambições que temos para o futuro.

Sem metas, sem ambições, sem expectativas, teria a vida algum significado? Seria o Homem capaz de se superar a si mesmo? Provavelmente não, pois apenas quando tomamos o sonho como um ponto de partida (e de chegada) é que temos a motivação e a coragem para ir mais além e conquistar tudo aquilo que sempre desejámos.

A luta pelos nossos objetivos nem sempre é uma tarefa fácil. Por vezes, somos desafiados aos mais altos níveis e chegamos a questionar o motivo pelo qual nos encontramos naquela mesma posição, porém “nada é impossível” e jamais deveremos desistir.

Afinal, somos sempre mais fortes do que aquilo que julgamos que somos.

Maria Miguel Gusmão, 11.º ano.

Sem comentários:

Enviar um comentário